18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:30

SAMU intensifica treinamentos para emergências no Carnaval em diversas cidades do Brasil

Objetivo é aprimorar os protocolos, testar deslocamentos em cenários críticos e fortalecer a integração entre os serviços de saúde e segurança pública

Por Kathlen Amado

Com a chegada do Carnaval, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) intensificam os preparativos para assegurar um atendimento rápido e eficiente durante os dias de folia. Em várias capitais do país, estão sendo realizados Simulados de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), exercícios que avaliam a capacidade de resposta das equipes diante de emergências em eventos de grande porte.

Segundo o coordenador de Urgências da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Felipe Reque, esses treinamentos são fundamentais para organizar o atendimento e promover a articulação entre diferentes serviços.

Eventos de massa exigem uma integração robusta entre os serviços da rede de urgência, tanto na área da saúde quanto nas forças de segurança, como polícias e bombeiros. Dentro do setor de saúde, é essencial a conexão entre o SAMU 192, as UPAs e os hospitais para garantir um fluxo ágil e eficaz no atendimento”, explica Reque.

Integração

Em Salvador, um grande simulado de urgência e emergência foi realizado na quarta-feira (19), na região da Barra. O cenário escolhido reproduziu um grave acidente: um trio elétrico desgovernado colidiu com um poste, resultando em 40 vítimas. Além de avaliar o atendimento no circuito da festa, o treinamento testou o tempo de resposta no transporte dos feridos até a rede hospitalar de retaguarda. A ação contou com a coordenação do coordenador médico do SAMU de Salvador, Ivan Paiva.

Já em Recife, o SAMU Metropolitano realizou, na sexta-feira (14), um simulado de IMV na Avenida Alfredo Lisboa, um dos principais polos carnavalescos da cidade. O exercício simulou o colapso de uma estrutura de camarote privado, com seis vítimas. A operação foi conduzida pelo coordenador médico do SAMU de Recife, Leonardo Gomes, e contou com a participação de equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar.

No Ceará, a preparação para o Carnaval também está em andamento. A coordenadora de Atenção à Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Eva Baía, esteve à frente da organização das estratégias de atendimento na capital, reforçando o alinhamento entre os serviços de saúde para os dias de festa.

samu pernambuco.jpg
Foto: arquivo/Samu-PE

Planejamento

O objetivo da simulação é aprimorar os protocolos, testar deslocamentos em cenários críticos e fortalecer a integração entre os serviços de saúde e segurança pública.

“Incidentes com múltiplas vítimas podem sobrecarregar serviços essenciais, como abastecimento, comunicação e transporte. Por isso, o SAMU 192 adota protocolos rigorosos de comando, comunicação e controle, garantindo um atendimento ágil e eficaz”, ressalta Reque.

O coordenador reforça a importância dessas simulações para otimizar os protocolos de emergência. É imprescindível definir previamente como será feita a triagem dos casos e onde serão instalados os postos temporários de atendimento. Esse planejamento estratégico é fundamental para que, em caso de emergência, as vítimas recebam um atendimento rápido e adequado”.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...