19.5 C
Brasília
20 mar 2026 20:49

Saída de Secretário de Saúde deve se confirmar na próxima semana

Nas duas últimas edições da coluna Caixa de Pandora 003 (21/Dez e 4/Fev) a Política Distrital, publicou sobre a saída de João Batista, secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Pelo que tudo indica Batista, não suportou a pressão, de acontecimentos com os quais não compactua, dentro da SES-DF, e somado a problemas pessoais, deve deixar a pasta na próxima semana.

A crise dentro da SES-DF é patente. A ex-secretária adjunta, Crhistiane Pinheiro Teixeira de Aguiar, Batista chegou a ‘pedir a cabeça’ de Batista, à cúpula do governo, porém Aguiar é quem acabou deixando a pasta (29/Jan).

Mas na última semana, Batista supostamente cometeu um deslize que pode ter dado dor de cabeça ao governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e agravado a situação. Isso porque, segundo fonte que não quis se identificar, o Secretário aparentemente, perdeu o prazo estipulado pela Procuradoria Geral do DF (PGDF) e pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF), de entrega de lista quadrimestral de concursados da Saúde, provavelmente a serem nomeados, problema que deve ser contornado pelo Governador.

A SES-DF, está sob decreto de ‘Estado de Emergência’, desde 20 de Janeiro, o que dá à Secretaria, prerrogativas, por exemplo, de efetuar contratos com dispensa de licitação. Mas após quase 30 dias, a falta de médicos e de profissionais para atender a população nas unidades de saúde, pouco mudou. Matéria publicada pelo Correio Braziliense (6/Fev), intitulada Crise na saúde faz brasilienses procurarem hospitais no Entorno do DF, apenas pelo título, fala por si só. Isso por demonstrar que o problema está tão grave que começa a ocorrer uma inversão de procura da população às unidades de saúde, caso nunca visto na história da saúde pública do DF e região do entorno.

A grande dúvida que este blog chegou a questionar aos deputados distritais, Dr. Michel (PP), Joe Valle (PDT) e Chico Vigilante (PT) é: com o impedimento de realizar novas contratações por ter atingido o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, se numa eventualidade da exoneração de Batista, se o GDF não ficaria impedido de nomear um nome secretário. Não houve consenso e o jeito será aguardar a próxima semana.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...