19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:11

Realocação de médicos da saúde pública é debatida em comissão geral

A sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF, nesta quinta-feira (7), foi transformada em comissão geral para debater questões relacionadas à realocação dos médicos da rede pública de saúde que não aderiram ao Programa Converte, que visa a ampliar a cobertura da atenção primária no Distrito Federal por meio do modelo de saúde da família.

No início do debate, a deputada Celina Leão (PPS), que propôs a comissão geral, afirmou que todos os deputados distritais são favoráveis ao Programa Saúde da Família. “Mas, é necessário aprofundar a discussão sobre a realocação desses profissionais”, acrescentou. A parlamentar ainda defendeu a descentralização de recursos como forma de resolver os problemas do setor.

Por meio do Programa Converte, médicos especialistas foram convocados a atender pacientes como um “médico generalista”. O principal problema apontado pelos críticos desse modelo é “a falta de treinamento adequado dos profissionais, que passaram a atuar na atenção básica à saúde”. Eles são submetidos a treinamento, mas há quem defenda o critério da residência em medicina de família e comunidade. Parte dos médicos não aceitou integrar o programa e estes têm cumprido metade da carga horária em atividades administrativas.

Oportunidade

Antes de os dirigentes das entidades representativas dos servidores e do GDF apresentarem seus argumentos, foram ouvidos médicos e outros profissionais de saúde, além de líderes comunitários e usuários do sistema, que destacaram aspectos positivos e negativos do programa. Houve quem visse no Converte “uma oportunidade para corrigir o atraso histórico do DF na atenção primária à saúde” e, ainda, “o início de um processo para qualificar a rede pública”. E quem criticasse o modelo implantado, “por não estar adequado à realidade local”, além de denunciar “o medo de retaliação” por parte do governo.

Na opinião do deputado Raimundo Ribeiro (PPS), a questão principal é o atendimento à população. “Tem-se colocado como problema central a realocação, mas o importante é ter médicos para prestar os serviços necessários nos locais adequados”. O parlamentar lamentou a ausência do secretário de Saúde e condenou “a justificativa da falta de recursos”. E também defendeu o direito dos cidadãos, que pagam impostos, à saúde. Também falaram durante o evento o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT); Rodrigo Delmasso (Podemos); e o deputado federal Rôney Nemer (PP-DF).

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, Aldemir Domício, considerou que política do setor é “eleitoreira e não de saúde para a população do DF”. Para o vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, Jorge Viana, o modelo de atenção básica implantado no Distrito Federal “não está funcionando”. Enquanto o presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Laboratório, André Angelo da Silva, reivindicou que “a atenção primária seja implantada de verdade”.

Farsa

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarilio Diniz, abordou questões relativas ao atendimento: “O discurso não condiz com a prática”. E o presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho, classificou o modelo de atenção primária do GDF de “farsa eleitoral”. Ele conclamou a categoria a se posicionar “contra a forma como o programa está sendo implantado” e criticou os números, divulgados pelo governo, de aumento do atendimento: “Os dados são uma picaretagem, quando o que temos é desassistência”.

Representando a Secretaria de Saúde do DF, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Alexandra Moura, ratificou que a remoção de servidores é ato administrativo da gestão justificado pela necessidade do serviço e previsto na legislação. Ela defendeu o modelo e disse que a maioria dos problemas do setor não decorre dessa estratégia. A gestora fez um balanço do programa e reiterou a necessidade de ajustes.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...