22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:43

Raimundo Ribeiro considera desrespeitosa demissão da cúpula da secretaria de Justiça

Ex-líder do governo, o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) criticou duramente o governador Rodrigo Rollemberg, durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (24), pela demissão da cúpula da Secretaria de Justiça. Na opinião de Ribeiro, o governador foi “extremamente deselegante e desrespeitoso”. As declarações repercutiram no plenário e vários deputados se manifestaram sobre o assunto.

Após uma fuga de 10 presos no último domingo, o governador exonerou ontem o secretário de Justiça, João Carlos Souto; o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio, e o diretor do presídio PDF1, na Papuda, delegado Mauro Cezar Lima, ligados ao deputado Raimundo Ribeiro. Outra decisão adotada por Rollemberg, a transferência do sistema penitenciário da Secretaria de Justiça para a Secretaria de Segurança também foi condenada por Raimundo Ribeiro.

Na opinião do distrital, a transferência “é um retrocesso histórico, pois o mundo inteiro já sabe que o sentenciado tem que ser ressocializado e isto não é uma questão de segurança”. O deputado ironizou a rapidez do governo em efetuar as demissões: “celeridade inédita neste governo”. Para ele, as opções políticas escolhidas pelo governador refletem o pensamento do governo.

Ribeiro disse ainda que desde o início do governo relatou diversos problemas no sistema penitenciário diretamente ao governador e algumas vezes até sugeriu soluções, mas nada foi feito. “Esta fuga foi uma tragédia anunciada que o governador sabia muito bem que poderia acontecer. Temos o direito de errar, mas não temos o direito de desrespeitar as pessoas. O governador também não pode ser desleal com a população de Brasília jogando a culpa da fuga nestes três servidores”, assinalou.

O deputado anunciou que todos os cargos no governo que indicou estavam à disposição do governador. “Não faço parte de base alugada. Não vendo meu voto em troca de cargos. Não tenho que ser situação ou oposição. O que interessa é que Brasília não aguenta mais governo incompetente”, completou, sugerindo que o governador deveria pedir desculpas à população e aos servidores exonerados “por criar uma cortina de fumaça” e não assumir suas responsabilidades.

Repercussão – A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PPS), prestou solidariedade ao colega e afirmou que os parlamentares merecem tratamento de respeito. Para ela, no entanto, o distrital agora terá liberdade para fazer um mandato livre.

O deputado Ricardo Vale (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, disse que esteve nos presídios no ano passado e constatou que o sistema penitenciário do DF é um caos. A falta de agentes no sistema, segundo dados do sindicato, seria de mais de mil servidores. “A culpa não é de um ou outro secretário. A culpa é do governo”, finalizou.

“É extremamente ruim quando o governo, que tem de assumir sua responsabilidade, expõe os servidores”, acrescentou o líder do PT na Casa, deputado Wasny de Roure, para quem os três exonerados são “pessoas habilitadas por formação”. O deputado Wellington Luiz (PMDB) também fez questão de elogiar os nomes que estavam à frente da Secretaria de Justiça: “São profissionais exemplares. A incompetência não foi deles”.

Incompetência – Já o deputado Roosevelt Vilela (PSB) fez um contraponto às críticas ao GDF. Ele defendeu as atitudes tomadas pelo governador Rodrigo Rollemberg e criticou as declarações e a condução do caso pelas autoridades demitidas. Na opinião dele, os ex-secretários e o diretor do presídio deram um “atestado de incompetência” no episódio.

O líder do governo na Câmara, deputado Júlio César (PRB), reconheceu que a forma como Ribeiro foi comunicado não foi a ideal, mas defendeu que o ex-secretário de Justiça errou ao comentar publicamente o problema na Papuda: “Determinadas situações têm que ser resolvidas em casa”.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...