19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:27

Quem são os sindicatos laborais da Saúde do DF

Por Kleber Karpov

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) costuma anunciar à imprensa do DF representar 23 mil e até 30 mil servidores da Saúde do DF de 104 categorias. Porém ao se analisar os dados é possível observar que a conta não, fecha, uma vez que a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) mantém 49,6 mil colaboradores de acordo com Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) da  Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização (SEGAD).

Esse montante de pessoal na SES-DF está distribuído em regimes celetistas – regidos pela Convenção das Leis Trabalhistas -, estatutários, contratos temporários, cargos comissionados, médicos residentes, afastados, entre outros. Isso incluído os ativos e inativos, além de servidores públicos requisitados ou cedidos para outros órgãos tanto do GDF quanto do Governo Federal.

Ao se considerar apenas os servidores em regime estatutário com 30,1 mil profissionais e os 11,4 mil aposentados, o montante de trabalhadores cai para 41,6 mil servidores representados por entidades sindicais.

Sindicatos da Saúde

A massa de servidores do funcionalismo público na Saúde atualmente é representado, além do SindSaúde, por outros seis sindicatos com Carta Sindical (CS) ou Certidão Sindical, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): dos Médicos do DF (SindMédico), dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), dos Enfermeiros do DF (SEDF), dos Odontologistas do DF (SODF), dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do DF (Sintar-DF); dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do DF (Sindivacs-DF).


Sintralab-DF em gestação

Outra entidade deu o pontapé inicial (8/Set) para garantir o registro da CS junto ao MTE. Um grupo de auxiliares e técnicos de análises clínicas se uniram, realizaram assembleia (5/Out) e deram criação e registro do Sindicato dos Trabalhadores em Laboratório de Análises Clínicas (Sintralab-DF). O Sindicato deve abocanhar cerca de 800 servidores vinculados ao SindSaúde-DF.

12116452_10204432449200938_538888210_o
Servidores comemoram ponta pé inicial para criação do Sintralab-DF

“Após os colegas de trabalho ficar nos procurando reclamando das péssimas condições de trabalho, alguns benefícios que outras categorias adquiriram e nos técnicos e auxiliares de laboratório sempre ficávamos pra trás. Então procuramos a CTB-DF [Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)-DF], pedindo apoio para formamos uma associação, onde o presidente Aldemir Domício e um dos diretores, o Givaldo, nos aconselhou a montarmos um sindicato próprio.“ disse o técnico em laboratório, André Angelo da Silva Cruz, presidente do Sintralab-DF.

Ainda segundo Cruz: “A iniciativa de convocar a categoria para deliberar sobre o desmembramento do SindSaúde, surgiu da necessidade da categoria em buscar a valorização e o respeito ao profissional técnico e auxiliar em laboratório, tanto no âmbito do serviço público quanto na iniciativa privada, vez que não encontrava o devido apoio junto ao sindicato de origem.”, explicou ao observar as bandeiras de luta da categoria: “Nossa principal reivindicação é a regulamentação em Lei federal de nossa profissão, de modo a assegurar a continuidade dessa digna profissão de técnico e auxiliar de laboratório.”, concluiu Cruz.

Quem representa quem?

Por meio do cruzamento de dados do SIGRH da SES-DF a massa de representatividade de servidores dos oito Sindicatos laborais que representam servidores da Saúde do DF. Os dados demonstram, por exemplo, que entre os servidores ativos e inativos – aposentados e pensionistas – da classe médica, lotados e cedidos da Secretaria de Saúde, somam 6,8 mil profissionais. Nesse contexto, o SindSaúde-DF, representa cerca de 13,3 mil servidores entre profissionais de nível superior, médio e fundamental, embora tenha cerca de 4,8 mil sindicalizados, de acordo com fontes da SES-DF.

13, 23 ou 30 mil?

A fase áurea do SindSaúde ficou na década passada, ocasião em que a Entidade chegou a manter uma carteira de aproximadamente 14 mil sindicalizados entre os anos de 2004 e 2006. Isso por força da fusão entre os antigos, Sindicatão e SindSaúde e, principalmente da criação do primeiro plano de carreiras dos servidores da SES-DF, com a criação do Projeto de Lei L nº 906/2003, que deu origem a Lei nº 3.320/2004, do Plano de Carreiras Cargos e Vencimentos (PCCV), sancionada em 2004.

Desde então o SindSaúde entrou em franco declínio, mesmo após a reestruturação do plano de carreiras, em 2012. Entre escândalos, ações questionáveis e apropriações indébitas o Sindicato tenta ‘imprimir’ e se apropriar da uma representatividade que nunca teve.

Atualização: 01/11/2015 às 1h08

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...