Por Kleber Karpov
Cerca de 2 mil alunos do programa Qualifica DF receberam seus certificados de conclusão de curso nesta segunda-feira (16/Mar), durante uma cerimônia realizada no Ginásio do Cruzeiro. A iniciativa, criada em 2022 pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), já emitiu mais de 66,2 mil diplomas desde seu lançamento, com o objetivo de capacitar a população para o mercado de trabalho e impulsionar a geração de renda na capital federal.
Mercado de trabalho
Presente na solenidade, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) destacou o impacto do programa na criação de postos de trabalho e no incentivo ao empreendedorismo. Segundo ela, a iniciativa gera testemunhos positivos em todo o Distrito Federal por criar oportunidades reais para quem busca aprendizado e para pequenos empresários.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, explicou que os cursos ofertados foram definidos de forma estratégica. A seleção foi baseada em uma pesquisa de campo que identificou as 70 profissões que mais contratam no DF, estruturando o programa para atender diretamente à demanda do mercado local.
Mendes informou que, com a formatura do novo grupo, os alunos serão encaminhados para processos seletivos de empresas parceiras. Ele também anunciou a expansão do programa, que já conta com mais de 14 mil pessoas inscritas para a próxima etapa. “Esperamos chegar até o final do ano com aproximadamente 25 mil pessoas passando pelo Qualifica DF, em cursos presenciais de aproximadamente três meses”, afirmou o secretário.
“O Qualifica DF é uma realidade em que, onde a gente passa no Distrito Federal, nós temos testemunhos positivos sobre esse programa. Ele realmente cria oportunidade para quem quer aprender algo, também incentiva muito o empreendedorismo, as pessoas que têm o seu pequeno negócio. É um curso que a gente tem muito orgulho de trabalhar”, disse a vice-governadora Celina Leão.
Oportunidades
Para Luciano dos Santos, de 50 anos, a conclusão do curso de eletricista predial representa um novo capítulo profissional. Ele, que já atuava na área de manutenção, relatou que a falta de qualificação o impedia de alcançar melhores posições salariais. “Uma empresa em que já trabalhei tinha uma classificação para mim, mas não pude assumir porque não tinha bagagem. Hoje eu tenho, graças a essa oportunidade que me deram”, comemorou.
A gratuidade e o suporte oferecido pelo programa foram os diferenciais para Sandra Costa, 26 anos. Formada como atendente de farmácia, ela ressaltou que o Qualifica DF oferece vale-transporte, alimentação e todo o material didático. “Já estou à procura de um emprego, imprimi alguns currículos e com o certificado vou correr atrás mesmo”, declarou.
Inclusão social
O programa também promove a inclusão social ao reservar vagas para pessoas com deficiência. Lucas Fernando Souza, 32 anos, que possui deficiência física, concluiu o curso de recursos humanos e elogiou a qualidade do ensino. “Queria me qualificar em uma área que eu gosto para ter mais conhecimento e conhecer novas pessoas. Os professores são ótimos, aulas práticas maravilhosas”, contou.
Qualifica DF
Os cursos do Qualifica DF possuem carga horária de 240 horas e abrangem áreas como administração, saúde, tecnologia e serviços. Entre as capacitações oferecidas estão as de auxiliar de cozinha, cuidador de idosos, desenvolvedor de aplicativos, designer gráfico, garçom, jardinagem e manutenção de equipamentos de informática.
Além das aulas, os participantes recebem benefícios como vale-transporte, lanche diário, seguro contra acidentes pessoais e um kit educando com material didático. Para receber o certificado, é necessário ter aproveitamento mínimo de 75% do conteúdo e frequência de 80% da carga horária.
Para se inscrever, os interessados devem ter mais de 16 anos, residir no DF, ser brasileiros ou estrangeiros em situação regular e possuir a escolaridade compatível com o curso desejado. As inscrições para os próximos ciclos são divulgadas no site da Sedet-DF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










