Qual é o verdadeiro orçamento da saúde no Brasil?

Por Cid Carvalhaes

A Constituição Federal consagra SAÚDE como direito do Cidadão e dever do Estado, máxima amplamente conhecida e divulgada quase à exaustão. Como dever do Estado suas ações deveriam ser efetivadas por agentes do Estado, fato quase folclórico, em razão da verdadeira “colcha de retalhos” em que se transformou o setor. Curioso observar o fato incontestável de prevalecer conceitos como sendo a Saúde palco de gastos incomensuráveis, em paradoxo, a iniciativa privada não mede esforços para atuar ali sempre em maior escala.

Somos população atual estimada em 205 milhões de pessoas, registrando aumento progressivo da expectativa de vida, tanto para mulheres quanto para homens, população essa progressivamente envelhecida, portanto, demandando maior atenção assistencial à saúde. Os Planos e Seguros de Saúde, setor deveras controverso, angariaram pagamentos relevantes de 60 milhões de indivíduos (estimativa) restando ao serviço público – SUS – Sistema Único e Saúde – a responsabilidade de assistir aos demais brasileiros.

Qual seria o verdadeiro orçamento da Saúde no Brasil? Números controversos e sem devidas comprovações circulam livremente. Alardeiam que o setor privado seria responsável por 60% dos gastos, ai incluído custos elevados dos Planos e Seguros de Saúde, custeios individuais com honorários médicos, exames complementares, internações hospitalares, aquisição de medicamentos, algumas órteses e próteses, como mamárias, óculos, suportes terapêuticos, entre outros. Nunca se debateu a venda em farmácias dos denominados “medicamentos livres do receituário médico”, automedicações, interferências de terceiros em orientações médicas, vendas indiscriminadas de suplementos vitamínicos e alimentares, produtos de higiene e limpeza, cosméticos e demais.

Não há nenhuma referência sobre percentual de vendas de óculos estéticos, sem graduação em lentes, por exemplo. Não se quantificam gastos com exagero de exames complementares, tanto do setor público quanto privado, sem observarem critérios técnicos de indicação. E assim passaríamos a apontar tamanhas contradições sem esgotar o assunto.

E as Corporações civis e militares. Serviços assistenciais próprios das Forças Armadas Policias Militares e Civis, funcionalismos estaduais e municipais, serviços de autogestão, financiados com recursos públicos ou compartilhados, não mensurados no orçamento oficial da saúde, ou pelo menos não divulgados adequadamente. Qual é o verdadeiro orçamento da Saúde no Brasil? Por certo desconhecemos todos.

O momento atual exige atuação consistente, coerente e lúcida, responsável e consequente para definir direitos e aclarar ações concretas de tal sorte a agilizar atendimentos consentâneos com nossa disponibilidade financeira, hoje verdadeira caixa de segredos.

DR. CID CÉLIO JAYME CARVALHAES, médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgião, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Como advogado é especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito.

Fonte: Agenda Capital

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...

O fisco ficou mais rápido e os erros das empresas mais visíveis 

Da Redação As autuações realizadas pela Receita Federal alcançaram R$233...

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...

STF derruba restrição a compra de veículos por pessoas com deficiência

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta...

Fórum CNT de Debates reúne presidenciáveis e lideranças do transporte

Por Kleber Karpov O Sistema Transporte realizará, nos dias 18...

Destaques

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...

O fisco ficou mais rápido e os erros das empresas mais visíveis 

Da Redação As autuações realizadas pela Receita Federal alcançaram R$233...

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

CNU 2 divulga nova classificação com vagas remanescentes e adicionais

Por Kleber Karpov A Escola Nacional de Administração Pública (Enap),...