Por Kleber Karpov
O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev), o Projeto Mulher Ativa na Região Administrativa (RA) Samambaia, com o objetivo de oferecer capacitação profissional gratuita para cinquenta mulheres em situação de vulnerabilidade social. As atividades devem ter início em 21 de fevereiro e se estende até 04 de abril e tem por objetivo ampliar a geração de renda e o empreendedorismo na região.
O projeto disponibiliza cinquenta vagas distribuídas em três cursos considerados estratégicos para o mercado de trabalho atual, com oferta de 20 vagas para Marketing Digital, 20 para Secretariado e 10 para Radialista e Locução. Todos os cursos são gratuitos e buscam fornecer qualificação de qualidade às participantes, com aulas ministradas no Complexo Cultural de Samambaia.
Um dos diferenciais do Projeto Mulher Ativa é sua metodologia focada na prática. Por exemplo, as alunas do curso de Radialista e Locução terão a oportunidade de vivenciar a rotina de uma rádio comunitária da cidade, proporcionando uma experiência real de atuação.
Cronograma das atividades
O cronograma do projeto foi cuidadosamente elaborado para conciliar teoria e prática, , com abordagem de conteúdos técnicos e práticos de cada área, voltadas a atender demandas do mercado. A abertura deve ocorrer em em 21 de fevereiro, com apresentação das participantes, orientações e aula inaugural.
Aulas regulares agendadas:
- 21 de fevereiro
- 28 de fevereiro
- 07 de março
- 14 de março
- 21 de março
O encerramento e a formatura estão previstos para 04 de abril, com entrega de certificados, uma palestra educativa e um momento de confraternização. “A iniciativa não se resume apenas a aulas técnicas, mas busca o fortalecimento da autonomia das participantes, contribuindo para a geração de renda e a redução das desigualdades sociais na região”, disse Doria Feitas, coordenadora do projeto.

Serviço: Projeto Mulher Ativa – Capacitação Profissional
Onde: Complexo Cultural de Samambaia (Samambaia – DF)
Quando: Aos sábados, de 21 de fevereiro a 04 de abril de 2026
Cursos: Marketing Digital, Secretariado, Radialista e Locução.
Público-alvo: Mulheres em situação de vulnerabilidade social de Samambaia.
Inscrições: De 2 a 15 de fevereiro pelo Instagram @mulherativaprojeto
Os horários dos cursos serão informados no ato da inscrição.
Vagas limitadas.
Realização: Instituto Acolher
Apoio: Complexo Cultural de Samambaia e Senadora Leila do Vôlei
Fomento: Ministério das Mulheres
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











