25.5 C
Brasília
05 dez 2025 19:35

Projeto coloca homens no centro do debate sobre violência contra a mulher

Iniciativa do GDF promove atividades de reflexão e conscientização sobre o tema; lançamento será nesta segunda-feira (2)

Engajar os homens na discussão sobre a violência contra a mulher é o principal objetivo do projeto Homens de Honra, que será lançado nesta segunda-feira (2), por meio de parceria entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e a Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil. A iniciativa busca promover conscientização e debates sobre a importância da não violência, especialmente entre o público masculino. O evento de abertura será realizado às 19h, no auditório Tom Jobim, na LBV.

“O envolvimento ativo dos homens é crucial para mudarmos a realidade da violência contra mulheres e meninas”

Giselle Ferreira
secretária da Mulher

A violência de gênero é abordada a partir da conscientização e reflexão dos homens, reconhecendo que o público masculino é o principal agente dos casos de violência contra mulheres e meninas. A iniciativa visa fortalecer o diálogo entre a sociedade civil, o poder público e a comunidade em geral, ampliando a conscientização sobre a necessidade de combater a violência de forma integrada e eficaz.

“O envolvimento ativo dos homens é crucial para mudarmos a realidade da violência contra mulheres e meninas”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Ao promover a conscientização e a prevenção no ambiente familiar, estamos dando um passo importante para fomentar o diálogo, a mudança de cultura e a conscientização entre os diferentes atores da sociedade.”

Atividades

Entre a programação do projeto, há palestras, rodas de bate-papo com advogados e psicólogos, atendimentos de orientação jurídica e psicológica, entrevistas com representantes da rede de proteção e atividades culturais. As ações se estenderão até 29 de novembro, quando haverá a entrega de medalhas e comendas, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci).

A iniciativa faz parte da campanha “Seja um homem de honra: diga não à violência contra mulheres e meninas”, idealizada pela advogada Patrícia Zapponi, presidente da Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil. “A campanha busca engajar os homens na luta contra a violência de gênero, promovendo um debate amplo sobre o papel de cada um na prevenção e combate a esse tipo de violência”, resume ela.

Em 2023, a Secretaria da Mulher (SMDF) criou a Assessoria Especial de Políticas Públicas para Homens, reconhecendo a importância de envolver o público masculino na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra as mulheres. “Essa nova ação vai ao encontro do nosso objetivo principal, que é desenvolver políticas e ações que estimulem uma mudança de comportamento e cultura entre os homens, promovendo relacionamentos saudáveis e igualdade de gênero”, avalia o chefe da assessoria, Will Godoy.

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Destaques

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

Bons resultados: Habilitação de serviços de saúde no DF garante incremento de recursos federais

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...