18.5 C
Brasília
18 dez 2025 04:22

Programa Profissão Saúde capacita mais de 600 profissionais de enfermagem em 2025

Iniciativa da Sejus e Senac oferece qualificação técnica e prática hospitalar para profissionais em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com o Senac-DF, encerrou nesta segunda-feira (11/Nov) o quinto e último ciclo de 2025 do programa Profissão Saúde. A solenidade, realizada no Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, celebrou a formatura de 55 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Ao longo do ano, a iniciativa qualificou mais de 600 profissionais, focando na inserção de trabalhadores já formados que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

O programa alia o reforço da norma técnica à vivência prática em ambiente hospitalar. Os alunos cumprem plantões supervisionados em unidades e centros cirúrgicos de redes parceiras, como o Grupo Santa e a Rede Américas. Essa imersão permite que os participantes atualizem protocolos clínicos e ganhem confiança para atuar em rotinas de alta complexidade, reduzindo a lacuna entre a formação acadêmica e as exigências das instituições de saúde.

Estrutura e foco social

Com carga horária total de 200 horas, o curso divide-se em 160 horas de teoria e 40 horas de prática supervisionada. O currículo abrange desde procedimentos básicos de enfermagem até orientações para processos seletivos e entrevistas de emprego. Para garantir a inclusão, o edital reserva 50% das vagas para grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+.

A enfermeira Beatriz Lopes, de 25 anos, destacou que o foco nas rotinas hospitalares foi decisivo para sua carreira. “Poder estudar no Senac, com foco nas rotinas hospitalares, foi um divisor de águas na minha carreira”, afirmou. Da mesma forma, Karine Ribeiro, moradora do Entorno, ressaltou que o acesso a conteúdos não vistos na graduação é essencial para quem busca aprovação em concursos e crescimento profissional na rede pública ou privada.

Enfermeiras Beatriz Lopes e Karine Ribeiro – Fotos: João Marcos / Sejus 

Qualidade do atendimento

O subsecretário de Políticas de Direitos Humanos, Juvenal Araújo, defende que o investimento estatal em educação fortalece diretamente a qualidade do serviço prestado ao cidadão. Segundo Araújo, a capacitação qualifica o atendimento na ponta e amplia a empregabilidade. O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, reforçou que o programa consolida o compromisso da instituição com a educação profissional de qualidade e o aprimoramento dos serviços de saúde no Distrito Federal.

Ao final da formação, muitos participantes já saem contratados pelas redes hospitalares onde realizaram a prática supervisionada. O programa deve abrir novos ciclos em 2026, mantendo o foco na atualização técnica e na promoção da igualdade de oportunidades para profissionais do DF e Entorno. A iniciativa é gratuita e as inscrições são divulgadas periodicamente nos canais oficiais da Sejus e do Senac.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...

Boleto de IPVA: Governo alerta para golpe de site falso que simula cobrança do imposto no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

GDF oferece ceia natalina a R$ 1 em 18 restaurantes comunitários

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou,...

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Destaques

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...