23.6 C
Brasília
19 abr 2025 11:04

Programa Alcance 2023 abre inscrições para pessoas negras e indígenas e promove debates sobre estudo no exterior

Parceria Fundação Lemann e Instituto Four, o programa Alcance visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, Columbia e Stanford. Inscrições podem ser feitas até dia 28 de novembro

O Programa Alcance, iniciativa em parceria da Fundação Lemann e do Instituto Four, que oferece a pessoas negras e indígenas uma jornada de auxílio à aplicação em cursos de mestrado no exterior, está com inscrições abertas para quem deseja cursar pós-graduação nas principais faculdades do mundo. Para oferecer dicas sobre como é estudar no exterior e como se preparar para o processo de candidatura, será realizada uma série de debates no YouTube, de 15 de outubro a 05 de novembro de 2022, que também celebram o lançamento do ciclo de 2023-2024 do Alcance. O programa está com as inscrições abertas e podem ser feitas no site do Alcance até o dia 28 de novembro de 2022.

O que é o programa Alcance

O Programa Alcance visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo. O objetivo de cada ciclo do programa, que dura dois anos, é de apoiar e preparar talentos, exclusivamente negros e indígenas, nos processos de candidatura em programas de pós-graduação.

Este apoio consiste em preparação para o idioma (inglês); preparatório para aplicação (essays, questionários, cartas de recomendação etc.); formação para os exames específicos (GRE, Toefl, IELTS, etc.); acompanhamento posterior; financiamento de custos para a aplicação; e acolhimento ao longo da jornada.

Os participantes que finalizarem seus processos de aplicação poderão aplicar para entrar na Comunidade Four, onde poderão continuar a receber apoio do Instituto Four em seus processos de desenvolvimento e fazer parte da rede de fellows do Instituto Four.

Série de lives e debates

Os debates terão início no próximo dia 15 de outubro e acontecerão sempre aos sábados, com diversos palestrantes e o objetivo de engajar pessoas interessadas em cursar mestrado em uma das universidades de ponta no exterior. Na Infosession, será abordado o processo de candidatura e como se preparar para ele, incluindo temas como estudos de e em inglês e custos financeiros.

Os episódios contarão sempre com dois convidados. Para participar dos debates, é preciso se inscrever pelo site da Fundação Lemann.

Programação das Lives

Episódio 1: Programa Alcance 2023 – 15/10 às 11h

Lançamento da edição 2023 do Programa Alcance. Participação de Ângelo Luiz, mestre pela Universidade de Columbia que participou da primeira edição, e de Wellington Vitorino, fundador do Instituto Four e um dos idealizadores da iniciativa.

Episódio 2: Eu posso fazer uma pós no exterior? – 22/10 às 11h

Desmistificação do processo de preparo de candidaturas para estudar fora, com dicas e experiências das convidadas Taísa Barros (Lemann Fellow/Universidade de Columbia) e Juliana Kagami, líder do prep Estudar Fora e facilitadora do Prep Pós.

Episódio 3: Eu tenho o perfil para fazer uma pós no exterior? – 29/10 às 11h

Detalhamento sobre como obter cartas de recomendação, perfil acadêmico e sobre notas mínimas exigidas pelas universidades. Os convidados são Jósimo Constant, antropólogo indígena que participou do Programa Alcance e bolsista Fullbright, e Anelise Hofmann, que foi participante do programa Oportunidades Acadêmicas, da Education USA.

Episódio 4: Eu tenho o inglês e o dinheiro para fazer uma pós no exterior?  – 05/11 às 11h

Abordagem sobre os desafios e estratégias possíveis para lidar com o nível de inglês exigido pelas universidades, como balancear a vida pessoal e métodos para organização financeira, com Nathalia Bustamante, ex-contribuinte do Estudar Fora e mestre em Harvard, e Wellington Santos, participante da primeira edição do Alcance e mestre pela USC. 

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: TwitterInstagramFacebook LinkedIn

Concerto de rock e espetáculos de humor marcam a programação dos 65 anos de Brasília no Teatro Nacional

Por Adriana Izel Reinaugurado no ano passado, o Teatro Nacional Claudio...

Teatro Nacional Claudio Santoro ressurge no coração de Brasília, democratizando a cultura

Por Adriana Izel Na área central, entre a agitada circulação de...

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Por Paula Laboissière O Brasil registrou, desde 1º de janeiro...

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

Por Wellton Máximo Originalmente voltado às famílias mais pobres, o...

Articulação de Hermeto garante ampliação de escola do Núcleo Bandeirante

Por Vanessa de Araújo A obra de ampliação do Centro...

Izalci Lucas: As eleições de 2026, a sobrevivência política e o coelho da cartola

Por Kleber Karpov Nesta semana, o senador Izalci Lucas (PL-DF)...

Destaques

Filmes que celebram o DF serão exibidos em mostra comemorativa aos 65 anos da cidade e do Cine Brasília

Por Adriana Izel O Distrito Federal será o grande protagonista da...

Fagner e O Grande Encontro comandam o aniversário de 65 anos de Brasília com muito forró e MPB neste domingo (20)

Por Ian Ferraz Neste domingo (20), a programação do aniversário de...

Concerto de rock e espetáculos de humor marcam a programação dos 65 anos de Brasília no Teatro Nacional

Por Adriana Izel Reinaugurado no ano passado, o Teatro Nacional Claudio...

Teatro Nacional Claudio Santoro ressurge no coração de Brasília, democratizando a cultura

Por Adriana Izel Na área central, entre a agitada circulação de...

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Por Paula Laboissière O Brasil registrou, desde 1º de janeiro...