26.5 C
Brasília
21 mar 2026 18:16

Profissionais são capacitados para identificar câncer de pele

Objetivo é fazer a detecção precoce da doença

Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e 20 médicos da Saúde da Família participaram, nesta semana, de um curso para identificar, precocemente, o câncer de pele. A iniciativa é uma ação do Programa de Vigilância dos Agravos da Pele Relacionados ao Trabalho e ocorreu durante o II Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador: Dermatoses Ocupacionais e Câncer da Pele Relacionado ao Trabalho do CEREST/DF.

Entre os médicos que participaram, alguns fazem parte de equipes que atuam em áreas rurais e atendem trabalhadores ligados à agricultura familiar, portanto susceptíveis ao câncer da pele pela evidente exposição solar no trabalho.

“O curso é uma excelente oportunidade de aprimorar conhecimentos técnicos fundamentais em sua prática clínica diária”, reforçou o integrante da equipe Estratégia Saúde da Família do Núcleo Rural Rio Preto, Carlos Zimmer. Para ele, a iniciativa também propiciou o fortalecimento da parceria entre a equipe do programa Vigipele do CEREST/DF e a saúde da família do DF.

Nesse primeira etapa, foi abordado o tema “Introdução à Dermatoscopia”, exame que pode avaliar lesões da pele e diferenciar, precocemente, pintas benignas de malignas. O método é uma ferramenta a mais que irá contribuir para identificar precocemente a doença em populações expostas do DF.

Fonte: Agência Saúde DF

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...