Profissionais do HRSM passam por treinamento sobre técnicas de comunicação, gentileza e cortesia no atendimento humanizado

Profissionais da recepção, limpeza, segurança e camareiras são capacitados para melhorar a comunicação com pacientes

Por Jurana Lopes
Nesta sexta-feira (4), os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do treinamento “Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação”, que ocorreu durante todo o dia no auditório da unidade hospitalar. O curso foi promovido pelo Núcleo de Experiência do Paciente em parceria com o Núcleo de Educação Corporativa (NUDEC), ambos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e visa aprimorar a comunicação dos profissionais que fazem o primeiro contato com o paciente, tornando o atendimento mais humano, empático e acolhedor.
“A comunicação se torna imprescindível para o atendimento com o paciente, para o traquejo, para a tranquilização deste paciente que, por vezes, chega aflito até o hospital. Então, a gente fortalece nesse curso a comunicação afetiva, a comunicação efetiva, clara, objetiva e reta, demonstrando que o paciente é o protagonista e está no centro do cuidado, que todos se importam com ele em cada momento, em cada detalhe, em cada interação”, explica o chefe do Núcleo de Experiência do Paciente, Leonardo Maciel.
O treinamento foi voltado para os auxiliares do Humanizar, colaboradores da limpeza, camareiras, equipes da recepção e da vigilância, responsáveis pela primeira impressão dos pacientes ao chegarem ao hospital e pela percepção de alguns durante o período de internação, como as camareiras.
Segundo Leonardo, o paciente observa nos mínimos detalhes as atenções voltadas para ele ou não. Então, através disso, é que ele se sente satisfeito. “A gente tem que colocar uma máxima de que a cortesia tem que estar acima da eficiência no atendimento, porque a eficiência já é esperada pelo paciente. Quando a gente coloca essa cortesia, essa gentileza, esse encantamento nos detalhes, na comunicação, esse paciente se sente muito mais ouvido e muito mais acolhido. Isso reflete diretamente na satisfação, assim como na experiência dele, reduzindo eventos adversos de reclamações, de queixas, de ouvidorias”, enfatiza.
A capacitação faz parte de um projeto em implementação chamado “Paciente em Primeiro Lugar”, que tem o objetivo de aprimorar a comunicação por meio de técnicas de abordagem e acolhimento. Além disso, o impacto na experiência do paciente deverá ser medido pelo Net Promoter Score (NPS), ferramenta que hoje já avalia a satisfação em unidades administradas pelo IgesDF e que consegue apontar para os gestores quais os pontos de melhoria.
A analista do Núcleo de Educação Corporativa, Grasielle Bezerra, abordou a comunicação como fator essencial tanto no atendimento ao público quanto no ambiente corporativo. De acordo com ela, a falta de empatia e a dificuldade de escuta ativa são problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia numa unidade hospitalar.
“Nós percebemos que hoje existe muita falha na comunicação no ambiente interno. E havendo essa falha na comunicação interna, afeta o paciente, que é o nosso foco principal dentro do hospital. Então, o motivo de trazer esse treinamento é exatamente para facilitar, para orientar sobre a comunicação interna. Foi para cada um perceber o seu papel dentro da comunicação no ambiente corporativo, que não deve haver entre os setores divergências, ruídos, problemas que deixem afetar o atendimento com o colaborador. Não adianta ter uma comunicação efetiva só em um núcleo, todos eles precisam estar integrados”, destaca.
Para a vigilante Andreia Oliveira, o treinamento foi muito positivo e chamou a atenção de como faz a diferença a cordialidade, gentileza, o olho no olho, pois são formas de demonstrar respeito e atenção ao paciente.
“A comunicação é a base de tudo e temos visto que hoje, com a informatização do celular, houve uma queda na comunicação. Não podemos deixar de olhar no olho, de cumprimentar, de ser cortês e humano com as pessoas, na hora de repassar uma informação, isso faz toda a diferença”, afirma.
Para a atendente do Humanizar, Jarlete Lira, o curso foi enriquecedor e serviu para atualizar seus conhecimentos. “Achei o tema bastante interessante e serviu para reforçar como abordar o paciente, comunicação com outros colegas e pacientes”.

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Especialista explica sobre a importância da saúde mental nos cargos de liderança

Por Kleber Karpov A psicóloga empresarial Simone Arruda aponta a...

Azia frequente exige atenção para evitar complicações

Por Kleber Karpov A azia, sensação de queimação que atinge...

Novo edital da PNAB gera expectativa entre produtores culturais do Distrito Federal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Cultura e Economia Criativa...

A tecnologia e a escola atual: inovação com propósito pedagógico

Leonardo Chucrute* A escola atual não pode mais ignorar o...

Destaques

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Capital Moto Week deve atrair mais de 150 mil turistas ao DF em julho

Por Kleber Karpov Entre os dias 23 de julho e...

Especialista explica sobre a importância da saúde mental nos cargos de liderança

Por Kleber Karpov A psicóloga empresarial Simone Arruda aponta a...