25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:24

Prevenção: Celina Leão mobiliza equipes durante alertas de chuvas intensas

Governadora em exercício Celina Leão decreta estado de alerta nesta quarta-feira (3) e coloca os órgãos do DF em prontidão 24 horas. Governo faz mapeamento das áreas mais afetadas e inicia atendimento social dos atingidos

Por Josiane Borges

A governadora em exercício Celina Leão decretou estado de alerta no Distrito Federal nesta quarta-feira (3), em resposta às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. A medida, que deve durar até o mês de março, mobiliza todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) para atendimento à população em situação de risco.

As intensas chuvas registradas entre terça-feira (2) e quarta-feira (3) levaram Celina Leão a tomar a decisão, colocando em prontidão todos os órgãos do governo voltados para a prevenção e assistência à população. O objetivo é agir 24 horas por dia para minimizar os transtornos decorrentes das tempestades.

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias”, destacou a governadora em exercício Celina

Em uma reunião com órgãos e administrações regionais, a governadora em exercício anunciou medidas preventivas e estratégias de enfrentamento nas áreas mais afetadas pelos temporais. “Estamos mobilizados desde o início das chuvas. Hoje criamos um grupo de trabalho e decretamos um alerta para que as secretarias e os órgãos de prevenção fiquem atentos, e estamos mapeando as regiões que tiveram mais danos, como na Vila Cauhy, Candangolândia, Arniqueira e Sol Nascente, e também fazemos alerta à população da continuidade das chuvas e do trabalho preventivo”, afirma Celina Leão.

O Decreto nº 45.382 tem como objetivo dar celeridade nas respostas do governo em caso de fortes chuvas e outras ocorrências. Para isso, o DF foi dividido em 15 grupos multidisciplinares e foram designados responsáveis pela organização e envio de equipes para os locais afetados. O texto garante a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

“Desde a madrugada os grupos de trabalho do GDF estão atuando para auxiliar os moradores. Montamos uma base de atendimento com as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo para dar suporte e amparar os moradores nas principais necessidades”

Valmir Lemos, secretário de Governo em exercício do DF

O grupo, liderado pela Secretaria de Governo, será responsável por mapear os pontos mais impactados pelas chuvas, emitir alertas diários e realizar reparos permanentes, especialmente nas áreas em obras, como o Sol Nascente. “A ideia é fazermos reparos permanentes, principalmente nas regiões em obras como o Sol Nascente. Nos últimos dois dias já choveu 80% de quase todo o mês de janeiro, vamos trabalhar na prevenção para preservar as vidas das famílias”, diz a governadora em exercício.

Segundo a Secretaria de Governo do DF, até o momento, 15 regiões administrativas foram afetadas pelas chuvas, com destaque para Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, e áreas da Candangolândia. Nessas localidades, 60 famílias foram desalojadas devido ao transbordamento do Córrego Riacho Fundo.

Acolhimento na Vila Cauhy

No início da tarde desta quarta-feira (3), Celina Leão, visitou a Vila Cauhy, para vistoriar as áreas mais atingidas e conversou com os moradores e líderes comunitários. Na região, a governadora em exercício determinou ações para segurança e acolhimento das famílias, incluindo a criação de um abrigo e a integração delas aos programas sociais do GDF.

“Estamos desde ontem monitorando a situação e estamos preocupados com a segurança das pessoas. O governo está aqui para apoiar as famílias e tomar todas as providências necessárias. Nossa preocupação inicial é levá-las para um local seguro, e a inclusão nos programas sociais, como o Prato Cheio”, disse a governadora em exercício.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está organizando um espaço de acolhimento no Ginásio do Núcleo Bandeirante, próximo à Administração Regional, com capacidade para aproximadamente 200 famílias. O local oferecerá todos os equipamentos necessários para conforto e segurança dos moradores, entre eles, colchões, lençóis, instalações sanitárias e alimentação.

Uma base para atendimento imediato com os órgãos de assistência e de segurança, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, também foi montada na entrada da Vila Cauhy. “Desde a madrugada os grupos de trabalho do GDF estão atuando para auxiliar os moradores. Montamos uma base de atendimento com as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Administração Regional e outras pastas do governo para dar suporte e amparar os moradores nas principais necessidades”, diz o secretário de Governo em exercício do DF, Valmir Lemos.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, um alerta laranja, que sinaliza risco de chuvas intensas em todo o DF. O volume de chuvas pode chegar a 60 mm/h ou até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...