25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:13

Precatórios: Decisão do TJDFT sobre pagamento a 539 enfermeiros e PL que permite saldar dívidas com o GDF movimenta categoria

Notícias sobre pagamento de precatórios anunciadas pelo TJDFT e Projeto de Lei 941/2016 que prevê utilização de créditos referentes à Licença Prêmio e precatórios, dos servidores do GDF, para pagamento de dívidas pessoais junto ao Banco de Brasília (BRB), de autoria da deputada Celina Leão (PPS) promoveram um ‘alvoroço’ dos enfermeiros

O Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) deve realizar, entre os dias 4 e 15/12, o pagamento do precatório 2001.00.2.003987-4 a 539 credores. De acordo com o TJDFT, o valor total atualizado do pagamento é de R$ 11.903.767,19. “O precatório foi autuado em 29/6/2001 e teve origem no Mandado de Segurança 7589/97, movido pelo Sindicato dos Enfermeiros do DF, relativo a auxílio-alimentação reclamado por enfermeiros, servidores do DF, em desfavor da Fundação Hospitalar do DF.”.

Ainda de acordo com o Tribunal, os credores receberam telegramas em que constam a data e o horário nos quais devem comparecer diretamente ao Banco de Brasília (BRB), localizado no Fórum do Guará, para receber o pagamento. A previsão é que, a cada dia, uma parte dos credores será atendida entre 12h e 14h e outra parte das 14h às 17h. “Por isso, é importante observar o horário agendado para dar agilidade aos pagamentos.”.

Documentos

O TJDFT alertou, no  telegrama, a necessidade de o credor apresentar, no BRB, cópia e original do documento de identidade e CPF. Os pagamentos serão efetuados entre os dias 4 e 15/12, exceto sábado, domingo e na sexta-feira, 8/12, feriado comemorativo do Dia da Justiça.

 

Duas ações

As notícias sobre os precatórios, sobrecarregaram os telefones do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SINDENFERMEIRO-DF). Isso porque a entidade tem duas ações ganhas junto ao TJDFT. O processo nº 2001 00 2 003 987-4, que deve pagar nos próximos dias os 539 enfermeiros, além do nº 2005 011017 191-4, esse último, relativos aos precatórios do auxílio-alimentação, também deferido em favor dos servidores, que porém, ficou ‘engavetado’, por um longo período, durante a última gestão do sindicato.

Ao menos foi o que explicou o diretor do SINDENFERMEIRO-DF, Márcio da Mata. “Ganhamos esse processo em 2014, mas o escritório contratado pela gestão anterior, acabou deixando o processo ir para arquivamento por inércia da última gestão. Mas a atual contratou outro escritório, desarquivou os processos na época e já temos decisões sobre eles. Portanto, um deles será pago no início de dezembro e o outro, a previsão é que ocorra, em janeiro do ano que vem”, explicou.

 

Sobre o assunto o Sindicato chegou a publicar uma Nota de Esclarecimento, no site da entidade.

Nota de Esclarecimento

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem a público esclarecer os questionamentos sobre o pagamento de precatórios referentes ao ticket alimentação.

Nesse sentido, fazemos – a nossos sindicalizados -, as seguintes observações a respeito dos dois processos (nº 2001 00 2 003 987-4 e nº 2005 011017 191-4) que tratam do tema:

1 – As duas ações encontravam-se sob a responsabilidade do antigo escritório de advocacia do sindicato, que não tomou as providências necessárias para a devida execução dos pagamentos.

2 – A atual gestão, após sua posse, tomou conhecimento das ações, que encontravam-se estagnadas e, juntamente com o atual escritório de advocacia do SindEnfermeiro, concentrou seus esforços para desarquivar um dos processos e proporcionar a agilidade no pagamento dos valores devidos a seus sindicalizados – referente a outra ação.

Processo de 2001

1 – O processo (nº 2001 00 2 003 987-4), de 2001, trata dos precatórios.

2 – Em janeiro de 2017, o SindEnfemeiro, juntamente com seu quadro atual de advogados, promoveu o andamento do processo.

3 – O pagamento foi ordenado pela justiça e, em decisão interlocutória, o juíz solicitou a atualização das procurações para o recebimento dos valores devidos.

4 – A atualização do documento é necessária para evitar fraudes e cobranças em duplicidade que prejudiquem os enfermeiros.

5 – A partir do momento em que o pagamento é autorizado, o processo torna-se individual. Cabendo a cada interessado, tomar as providências necessárias para o recebimento dos valores – com representante e/ou escritório que julgar mais conveniente. O sindicato tem feito o esforço de convocar os sindicalizados para atualizar suas documentações – prestando, assim, o suporte jurídico inerente a sua responsabilidade -, com o objetivo de dar a devida agilidade aos pagamentos – considerando que notificações da Justiça possam não chegar a tempo.

Processo de 2005

1 – No processo (nº 2005 011017 191-4), o sindicato saiu vitorioso, no ano de 2014. No entanto, em maio de 2016, foi arquivado em virtude da inércia do antigo escritório de advocacia do sindicato (Leia sobre).

2 – Em maio de 2017,o SindEnfermeiro, juntamente com seu quadro atual de advogados (que assumiu os trabalhos em janeiro do mesmo ano), conseguiu o desarquivamento da ação.

3 – Desde agosto de 2017, os créditos de 376 enfermeiros estão sendo executados.

Plantão de Atendimento

O SindEnfermeiro e seu departamento Jurídico faz plantão nessa quarta (29), quinta (30) e sexta (1) para atendimento dos enfermeiros que têm direito a receber os valores referentes ao processo de 2001.

O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Dívidas com o GDF

Outro assunto que também entrou na pauta foi o Projeto de Lei 941/2016, de autoria da deputada distrital, Celina Leão (PPS), que prevê utilização de créditos referentes à Licença Prêmio e precatórios, dos servidores do GDF, para pagamento de dívidas pessoais junto ao Banco de Brasília (BRB). O PL, que pode ser votado na próxima terça-feira (5/Dez).

De acordo com Márcio da Mata, muitos servidores acabaram por procurar o sindicato para buscar informações, “o que gerou muita confusão pois praticamente saíram juntas a decisão do TJDFT e a divulgação da colocação do PL da deputada Celina Leão em votação”, esclareceu.

Atualização: 30/11/2017 às 13h14

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...