18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:16

Práticas integrativas em saúde são oferecidas ao público em torneio de wushu

Servidores da Secretaria de Saúde se apresentaram na 1ª Copa Mestre Woo, evento que homenageou o responsável por trazer o tai chi chuan para Brasília

Servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram, no sábado (17),  da 1ª Copa Mestre Woo. O torneio, dividido entre etapas demonstrativas e competitivas, reuniu praticantes amadores e profissionais de wushu (popularmente conhecido como kung fu), além de diversas práticas corporais chinesas, incluindo as que são oferecidas como práticas integrativas em saúde (PIS) pela rede pública do Distrito Federal.

Servidores da Secretaria de Saúde estiveram presentes na 1ª Copa Mestre Woo apresentando modalidades oferecidas à população do DF como práticas integrativas em saúde | Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde-DF

A SES-DF compareceu com três grupos distintos que, no dia a dia, oferecem à população os serviços de PIS da pasta. A equipe de PIS de Sobradinho, a cargo da professora Joyce de Oliveira, apresentou o Taolu Tradicional; a do Riacho Fundo II, sob coordenação da professora Deborah Mariani, demonstrou a prática do Qi Gong Clássico; por fim, a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis), da professora Patrícia Falcão, mostrou o Lian Gong em 18 Terapias.

Falcão, que é referência técnica distrital (RTD) em Lian Gong, ensina que essa modalidade corporal também está fundamentada na medicina tradicional chinesa. “Trata-se de uma tecnologia que prima pelo autocuidado e pela socialização, com execução simples e prazerosa, trazendo melhoras significativas à qualidade de vida”, aponta.

Essa prática é composta por 54 movimentos (ou terapias) divididos em três partes, com 18 exercícios terapêuticos cada. A sequência sugerida busca prevenir e tratar diversas síndromes musculoesqueléticas, como as dores decorrentes do trabalho, do sedentarismo ou da má postura, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiorrespiratório.

Quem se interessar por alguma das PIS oferecidas pela rede pública de saúde deve comparecer a um dos locais estipulados. A participação é gratuita e os endereços e horários das aulas disponíveis estão no site da SES-DF.

Evento

Organizada pela Federação de Wushu do DF, com apoio da Associação Being Tao, a copa exigiu inscrição prévia para as competições, mas foi aberta ao público interessado em assistir. O evento aconteceu no Ginásio do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

O diretor técnico da federação, Wagner Aires, afirma que a competição é uma celebração a Moo Shong Woo, responsável por, na década de 1970, introduzir em Brasília o tai chi chuan e outros conhecimentos sobre artes marciais e práticas medicinais chinesas. “O público do evento foi formado por pessoas de todas as faixas etárias. Entre os inscritos, por exemplo, tínhamos crianças de 5 anos até idosos com a mesma idade do homenageado, o próprio mestre Woo, com seus 94 anos”, conta.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...