Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou editais para preencher vagas em programas de pós-graduação stricto sensu. A iniciativa, direcionada para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece mestrado e doutorado em Ciências para a Saúde.
Os programas, promovidos pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), buscam capacitar profissionais a produzir conhecimento científico e aprimorar a gestão em saúde pública. A previsão é que a homologação do resultado final e a convocação dos candidatos aconteça em novembro, segundo publicação na Agência Saúde, do site oficial da SES-DF. Os candidatos aprovados também devem comprovar proficiência em segunda língua estrangeira.
Cursos para Qualificação
No histórico da qualificação profissional da SES-DF, uma publicação anterior de 2023 no portal oficial da secretaria, com chamada para professores, cita a importância do programa. “Essa é a primeira vez que abrimos um processo seletivo para professores. Isso demonstra a consolidação do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na ESCS. É um grande avanço para a qualificação de profissionais da saúde pública”, disse o gerente de pesquisa da Escs, Fabio Ferreira Amorim, a respeito da ampliação da atuação do programa.
Doutorado Profissional Aprovado
A aprovação do Doutorado Profissional em Ciências para a Saúde, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi um passo significativo. A informação, veiculada no site Política Distrital, em 26 de março de 2025, menciona a Escola de Saúde Pública (ESP-DF) como primeira instituição vinculada ao GDF a oferecer o curso.
“O projeto é fruto de planejamento estratégico e do empenho de pesquisadores altamente qualificados, do corpo técnico e dos estudantes que passaram pelo Mestrado Profissional e seguem contribuindo com pesquisas relevantes. Estamos muito felizes e nos preparando para dar o suporte necessário ao curso”, afirmou a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha.
Mestrado de Práticas Integrativas em Saúde
Outro destaque em pós-graduação na área de saúde foi o primeiro Mestrado em Políticas Públicas com foco em Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Conforme noticiado pelo site Infforma DF e pela Agência Saúde DF em julho de 2025, a iniciativa é resultado de um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem um investimento de R$ 21,6 milhões, estendendo-se até 2028.
“As PIS acontecem no território e exigem articulação com outras áreas para gerar impactos reais”, afirmou o gerente de PIS da SES-DF, Marcos Trajano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










