Por Kleber Karpov
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e demais forças de segurança se uniram para definir o plano de policiamento do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. As medidas incluem a criação de um perímetro de segurança para garantir a tranquilidade dos participantes do evento cívico.
A preparação para um ato que, por natureza, deveria ser de celebração da democracia, paradoxalmente, exige o emprego de um robusto esquema de segurança. A mobilização das forças do DF, a exemplo de outras ações que visam fechar as portas para atos antidemocráticos em Brasília, é tida como necessária para assegurar que a festividade cívica não seja palco de incidentes ou ameaças. O planejamento busca garantir a ordem pública em um cenário que, nos últimos anos, demonstrou a vulnerabilidade das instituições.
Planejamento e Estrutura do Esquema
O plano de policiamento, elaborado em conjunto por diversas agências de segurança, visa estabelecer uma série de barreiras para controlar o acesso e o fluxo de pessoas na região da Esplanada dos Ministérios. A PMDF será responsável por estabelecer o perímetro de segurança, com pontos de revista e controle de entrada, em uma medida que visa coibir a entrada de objetos perigosos e garantir a integridade de todos os presentes.
O reforço na segurança demonstra um esforço contínuo em defender o Estado democrático de direito, como asseverou o ministro Alexandre de Moraes em momentos de crise, ao determinar o fechamento de portas a ameaças contra as instituições. A Esplanada, palco de eventos históricos, é, mais uma vez, o cenário onde se manifesta a necessidade de proteção da cidadania contra o arbítrio e a intolerância.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










