19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:04

Polícia Civil põe todo o efetivo em estado de sobreaviso após atentado na Praça dos Três Poderes

Agentes devem “estar preparados para acionamentos a qualquer momento” até o próximo domingo (17); na noite de quarta-feira, um homem detonou explosivos em frente ao STF

Por Fernando Jordão

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) convocou todo o efetivo a permanecer em estado de sobreaviso a partir desta quinta-feira (14) até o próximo domingo (17). A decisão foi tomada em decorrência das explosões registradas na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, na noite de quarta-feira (13).

Em comunicado assinado pelo delegado-geral, José Werick de Carvalho, a PCDF menciona a “imperiosa necessidade e o compromisso de garantir a ordem pública e a segurança na capital da República, cujo êxito exige, nesse momento, estado de alerta e atenção permanentes para uma pronta e eficaz intervenção em caso de possíveis incidentes”.

“A cooperação e compromisso de cada servidor policial civil é essencial para assegurar a proteção e o bem-estar da população do Distrito Federal, bem como garantir o respeito às instituições legalmente constituídas”

José Werick de Carvalho
delegado-geral da PCDF

“O efetivo convocado deve estar preparado para acionamentos a qualquer momento, devendo se manter acessível e disponível para eventuais emergências, com manutenção dos telefones atualizados e ativos, cautela dos equipamentos necessários à pronta atuação e contato periódico com a chefia imediata. A cooperação e compromisso de cada servidor policial civil é essencial para assegurar a proteção e o bem-estar da população do Distrito Federal, bem como garantir o respeito às instituições legalmente constituídas”, acrescenta o documento.

Ataque

Na noite de quarta-feira (13), um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, detonou um artefato explosivo junto ao próprio corpo, resultando em sua morte, em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma segunda explosão foi registrada nas proximidades, atingindo o veículo do autor, que estava estacionado em uma via auxiliar.

A Operação Petardo foi acionada, mobilizando equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope/PMDF). As equipes isolaram o local e realizaram varredura com cães farejadores. A PCDF também esteve no local para coleta de informações e realização da perícia. Diligências adicionais foram realizadas na residência do autor, em Ceilândia, onde novas evidências foram encontradas.

O caso é investigado pela Polícia Federal (PF) com apoio das polícias Militar e Civil como um ato terrorista e contra o Estado Democrático de Direito. Nesta quinta-feira (14), a governadora em exercício, Celina Leão, participou de reunião com ministros do STF e colocou o Governo do Distrito Federal à disposição da Corte.

Leia a íntegra da convocação:

“Convocação geral para estado de sobreaviso

Em razão dos recentes acontecimentos na Praça dos Três Poderes, ocorridos na data de 13 de novembro de 2024 e amplamente divulgado pelos principais meios de comunicação, e considerando a imperiosa necessidade e o compromisso de garantir a ordem pública e a segurança na capital da República, cujo êxito exige, nesse momento, estado de alerta e atenção permanentes para uma pronta e eficaz intervenção em caso de possíveis incidentes, fica todo o efetivo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) convocado a permanecer em estado de sobreaviso, de hoje, dia 14 de novembro de 2024, até o próximo domingo, dia 17 de novembro de 2024.

O efetivo convocado deve estar preparado para acionamentos a qualquer momento, devendo se manter acessível e disponível para eventuais emergências, com manutenção dos telefones atualizados e ativos, cautela dos equipamentos necessários à pronta atuação e contato periódico com a chefia imediata.

A cooperação e o compromisso de cada servidor policial civil são essenciais para assegurar a proteção e o bem-estar da população do Distrito Federal, bem como garantir o respeito às instituições legalmente constituídas.

José Werick de Carvalho
Delegado-Geral*

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...