Pneumo 20 chega à rede pública do DF: entenda o que muda no calendário vacinal infantil

Novo imunizante amplia proteção contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo e substitui versões anteriores de forma gradual

Por Kleber Karpov

A vacina pneumocócica 20-valente (VPC20) começou a ser disponibilizada nesta semana na rede pública de saúde, passando a integrar o calendário nacional de vacinação. O novo imunizante amplia a proteção contra a bactéria pneumococo, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite e otite, e substituirá gradualmente as vacinas pneumo 10, pneumo 13 e a polissacarídica 23, com o objetivo de reduzir internações e óbitos infantis.

O que muda no esquema vacinal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esclarece que a substituição dos imunizantes será realizada de forma gradual. Crianças que já completaram o esquema vacinal com a versão anterior (pneumo 10) são consideradas protegidas e não necessitam de doses adicionais da nova vacina.

Durante o período de transição, enquanto houver estoques da pneumo 10, o calendário seguirá orientações específicas para garantir a proteção adequada de cada criança, conforme o estágio de sua vacinação:

  • Bebês que iniciam o esquema: Receberão a primeira dose com a pneumo 20, a segunda com a pneumo 10 e a dose de reforço com a pneumo 20.
  • Bebês com uma dose de pneumo 10: Receberão a segunda dose e o reforço com a pneumo 20.
  • Crianças com duas doses de pneumo 10: Receberão a dose de reforço com a pneumo 20 a partir dos 12 meses.
  • Crianças com esquema completo de pneumo 10: São consideradas imunizadas e não precisam receber a pneumo 20.

Após o término dos estoques da vacina pneumo 10, todo o esquema vacinal passará a ser realizado exclusivamente com a nova pneumo 20.

Impacto na saúde pública

“A principal novidade é a ampliação da proteção. Estamos substituindo uma vacina que protegia contra dez sorotipos por outra capaz de proteger contra vinte. Isso fortalece a prevenção das doenças pneumocócicas e amplia a segurança das crianças atendidas pelo Programa Nacional de Imunizações”, disse Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por enfermidades que podem ser prevenidas com vacinas. Dados nacionais revelam a gravidade do cenário: entre 2023 e 2025, o Brasil registrou 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos, resultando em uma taxa de letalidade superior a 30%.

O diferencial da VPC20 é sua capacidade de proteger contra um número maior de sorotipos que causam pneumonia invasiva. Além disso, a vacina atua contra a otite média, uma condição que pode levar à perda auditiva e, em casos graves, a uma infecção generalizada com risco de morte.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

 

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Destaques

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...