25.5 C
Brasília
05 dez 2025 19:03

Pit Stop Educativo leva conscientização no trânsito para motociclistas no centro de Brasília

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou do evento com palestras e demonstrações de primeiros socorros

Diante do aumento no número de motocicletas e de acidentes no Distrito Federal, o Pit Stop Educativo para motociclistas teve início nesta quarta (30) e segue até quinta-feira (31), das 9h às 16h30, no estacionamento em frente ao Eixo Cultural Ibero-Americano. A ação oferece orientações sobre direção defensiva, manutenção preventiva das motocicletas, atitudes que ajudam a evitar acidentes.

“Nosso objetivo é manter o DF como referência em segurança viária”, afirma o diretor adjunto do Detran, Hugo Figueiredo. Ele destaca que além de orientações gerais, os motociclistas participam de uma dinâmica prática: são convidados a estacionar em um ponto específico, recebem informações iniciais e seguem por estandes temáticos. Nesses espaços, aprendem a identificar o momento certo para trocar pneus e óleo, recebem instruções sobre primeiros socorros e são alertados quanto aos riscos do uso de álcool e entorpecentes na direção.

A ideia é que os motociclistas sejam multiplicadores do conhecimento e ajudem a aumentar a sobrevida dos pacientes até as ambulâncias do Samu chegarem. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Nos últimos dois anos, o Distrito Federal registrou um aumento significativo na frota de motocicletas. Em 2023, o número de veículos saltou para mais de 263 mil, um crescimento de mais de 16 mil em relação ao ano anterior. A tendência de alta se manteve em 2024, com mais de 278 mil motos registradas, e segue aumentando em 2025. Até o início de julho, já são 285.453 motocicletas em circulação. O crescimento reflete o aumento do uso da moto como ferramenta de trabalho, especialmente no setor de entregas.

O evento é promovido pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros apoiadores.

Orientações

No estande do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no evento, o técnico de enfermagem Clemilson Santana deu orientações a respeito da segurança da cena – quando o motociclista sinaliza o local para não se tornar outra vítima no momento que presencia ou presta auxílio a uma pessoa que sofreu um acidente – e noções de primeiros socorros, como verificação de consciência e início de manobras até a equipe de socorristas chegar ao local.

“Mostramos na teoria e prática como se deve agir ao presenciar um acidente. É preciso entrar em contato com o Samu e realizar pequenas ações, como verificar se a pessoa consegue ver, ouvir e sentir, identificar se ela sofre uma parada cardiorrespiratória e se está consciente. Essas pequenas atitudes podem significar um ganho de sobrevida ao acidentado”, explica o profissional do Samu.

Quem visitou o local também pôde receber instruções acerca de manobras de desengasgo em adultos e bebês. A ideia é que os motociclistas sejam multiplicadores do conhecimento e ajudem a salvar mais vidas até as ambulâncias chegarem.

Conscientização

Nesta segunda (28), começou em todo o Brasil a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. Implementada no ano passado pela Lei nº 15.006/2024, a data tem o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre a importância do respeito à legislação para reduzir a violência no trânsito.

Alessandro da Conceição, 32 anos, motoboy há oito anos e presidente da Associação de Motociclistas Autônomos (Amae-DF), participou do Pit Stop Educativo e destacou a importância da ação voltada à segurança viária: “Nossa categoria é a mais atingida pelos acidentes, e o número de sinistros tem aumentado a cada ano. Sabemos da importância de ações como essa para evitar mortes e promover mais conscientização”.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Destaques

Bons resultados: Habilitação de serviços de saúde no DF garante incremento de recursos federais

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...