Por Kleber Karpov
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou (05/Nov) que a Polícia Federal (PF) abrirá um inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro. O anúncio ocorreu durante uma audiência com representantes de entidades de defesa dos direitos humanos. O foco da investigação federal será a apuração de esquemas de lavagem de dinheiro e a infiltração de criminosos no poder público.
Operação contenção
O encontro com o ministro foi marcado para tratar dos desdobramentos da Operação Contenção. A ação policial, realizada na capital fluminense, resultou em mais de 120 mortes.
Sobre a apuração dessas mortes, o ministro Alexandre de Moraes acrescentou que o Supremo Tribunal Federal vai acompanhar a investigação.
Crítica à perícia
Moraes adiantou aos participantes da audiência que há falta de autonomia da política técnico-científica do Rio de Janeiro. Para o ministro, a subordinação da perícia à Polícia Civil pode comprometer a apuração dos fatos.
O ministro é o relator temporário do processo conhecido como ADPF das Favelas. A ação, na qual a Corte já determinou medidas para combater a letalidade policial na capital fluminense.
Ele foi escolhido para tomar decisões urgentes envolvendo o processo, diante da ausência de um relator para o caso. A ação era comandada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










