Pesquisa avalia a saúde bucal da população brasileira

No DF, serão estudados 48 setores censitários nas sete regiões de saúde

Para avaliar a saúde bucal da população brasileira, o Ministério da Saúde promove, a cada 10 anos, o SB Brasil. Em virtude da pandemia do coronavírus, a edição de 2020 foi adiada para execução em 2021-2022. Por meio da parceria com universidades federais, o levantamento deve avaliar mais de 50 mil pessoas pelo País.

No Distrito Federal, serão envolvidos 48 setores censitários, que são unidades territoriais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas sete regiões de saúde. A seleção dessas áreas ocorreu mediante sorteio realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição técnica responsável pela pesquisa.

A gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde, Alessandra de Castro, explica que o levantamento é imprescindível para orientar a construção das políticas públicas referentes à saúde bucal no DF. “Essa pesquisa ajuda a otimizar o uso dos recursos e a melhorar o acesso dos usuários aos serviços odontológicos”, aponta.

As equipes de campo responsáveis pela coleta dos dados são compostas por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A gerente de Serviços de Odontologia informa que aqui no DF serão 16 equipes, cada uma composta por três profissionais: cirurgião dentista, técnico em higiene dental e agente comunitário de saúde.

“Um integrante da equipe de campo, devidamente identificado, vai até a casa selecionada para conversar com os moradores. É feita uma coleta inicial dos dados e, em seguida, agendada uma data para retorno, ocasião em que o cirurgião dentista da SES-DF realiza o exame físico”, esclarece Alessandra.

A partir dos dados coletados, a intenção é identificar os principais problemas de saúde bucal que se sobressaem entre a população do DF e do país, tais como cárie dentária, doenças bucais recorrentes, condições de acesso a serviços odontológicos, entre outros.

Para chegar aos resultados, ela pede que a população colabore e aceite receber as equipes em seu domicílio. “É importante que todos estejam mobilizados, profissionais de saúde e população, para que possamos traçar o cenário da saúde bucal do nosso território”, indica.

Sobre o estudo

A amostra da pesquisa inclui 395 municípios, 26 capitais e o Distrito Federal. A estimativa é avaliar mais de 50 mil pessoas, residentes em regiões urbanas de todo o território nacional. O público-alvo são indivíduos entre 5 anos e 12 anos de idade, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.

A metodologia envolve coleta de dados socioeconômicos com a aplicação de questionário e avaliação bucal por meio de exame físico. O levantamento ocorre no primeiro semestre de 2022, ainda sem data definida.

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...