Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, nesta quarta-feira (1º/Out), uma vasta programação para o Outubro Rosa, com uma série de ações de conscientização sobre o câncer de mama. Ao longo do mês, a rede pública promoverá mutirões, palestras e ampliará a oferta de serviços em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.
“Diversas unidades da Secretaria vão oferecer atividades educativas e de saúde para toda a comunidade. Procure a sua UBS de referência e confira a programação”, destaca o médico oncologista da SES-DF, Gustavo Ribas.
Entre os principais eventos, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizará um mutirão de cirurgias mamárias para 50 pacientes entre os dias 20 e 25. No dia 25, um sábado, ocorrerá uma caminhada de 4 km no estacionamento 12 do Parque da Cidade, às 8h, com foco na promoção da saúde.

Nova faixa etária para rastreamento
Segundo o médico mastologista da SES-DF, Farid Buitrago, a campanha deste ano ocorre em um momento de mudança nas diretrizes nacionais. “O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para rastreamento — agora incluindo mulheres de 40 a 50 anos e de 69 a 74 anos —. Por isso, esperamos aumento na procura pelos serviços e procedimentos destinados à investigação de lesões suspeitas. A SES-DF já se organiza para se adaptar a essas mudanças, garantindo a implementação da nova diretriz e o atendimento adequado à população”, afirma o .
UBSs são porta de entrada
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o diagnóstico da doença. As pacientes devem procurar a unidade aos primeiros indícios durante o autoexame, como o aparecimento de nódulos, alterações na pele da mama, secreções mamárias, dores nos seios ou assimetria mamária. Havendo necessidade, a paciente será encaminhada para o atendimento especializado.
Grade de programação
A agenda de eventos abrange diversas regiões e tipos de serviço ao longo do mês:
- Hospital Regional de Planaltina (HRPl):
- 6/Out (10h): Palestra com o tema: “Nunca desista de lutar, por pior que seja a luta”.
- Sede da SES-DF (Asa Norte):
- 9 e 23/Out: Palestras sobre fatores de risco, rastreamento e outros temas relacionados ao câncer de mama.
- Hospital Regional de Taguatinga (HRT):
- 20 a 25/Out: Mutirão de cirurgias mamárias para 50 pacientes.
- Parque da Cidade:
- 25/Out (8h): Caminhada de 4 km no estacionamento 12, aberta ao público em geral.
- UBS 7 de Taguatinga:
- 29, 30 e 31/Out: Mutirão para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) em 50 pacientes.
- 30/Out (manhã): Palestras, café da manhã, sorteio de brindes e inauguração do jardim da UBS.
- Ações contínuas em UBSs:
- UBS 1 de Taguatinga: Durante todo o mês, realizará palestras, práticas integrativas e orientação de higiene bucal.
- UBS 5 de Samambaia: Terá agenda aberta para marcação de mamografias, além de testes rápidos e palestras.
- UBSs 8 e 11 de Água Quente: Manterão agenda aberta para acolhimento de mulheres, com oferta de testes rápidos, citologia e mamografias.
[xyz-ih-s snippet=”KLEBER-KARPOV”]










