10.9 C
Brasília
17 jun 2025 01:46

Organizações Sociais estão vindo para o DF na surdina?

Entre boatos e especulações há um fundo de verdade? Secretaria de Saúde nega.

Por Kleber Karpov

Nas últimas semanas indicações de pessoas, supostamente, ligadas a gestores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), em relação a entrega de setores da Secretaria à Organizações Sociais (OSs). A SES-DF por sua vez, apenas nega.

Um dos relatos foi recebido por Política Distrital (27/Mar) aponta uma suposta reunião da direção do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em que um servidor da SES-DF, que pede para não ser identificado, aponta reforma do Pronto Socorro (OS) para entrega a OS: “Olha só, teve uma reunião esta semana no HRAN. O PS [Pronto Socorro] vai reformar e quem vai assumir é uma empresa terceirizada. Lá todo mundo já está sabendo, ou seja, ninguém respeita mais ninguém nessa ‘bagaça’. (SIC)”.

Na terça (29/Mar), outra servidora acionou o Blog preocupada: “Fiquei sabendo que vão tirar o trauma lá do base. Se tirar vai piorar muito a assistência, porque o que toca ali a emergência é o trauma. Sala de trauma é importantíssimo. Se você souber de alguma coisa me passa. Estou super ansiosa para saber se é verdade mesmo.”, questionou.

Mais recentemente dessa vez a preocupação vem do Hospital Regional do Paranoá (HRPa). Isso porque, no sábado (2/Abr), o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, fez uma ‘visita surpresa’ ao Hospital, “disfarçado de médico”. Mas a preocupação do servidor é que Fonseca, supostamente, conversou com o diretor do hospital sobre um projeto piloto relacionado à pediatria: “O secretário de Sáude foi ao Paranoá [HRPa] hoje. Foi caladinho falar só com diretor em pleno sábado, visitou somente a pediatria. […] Tem alguma coisa haver com pediatria e implantação de OSs. (SIC)”, disse.

Transparência

A falta de transparência por parte do GDF e a determinação em aprovar um Projeto de Lei na Câmara Legislativa do DF (CLDF) dando permissão ao governo para poder contratar as OSs na gestão da Saúde e de outros segmentos do funcionalismo público, abrem margem a dezenas de especulações e boatos sobre a instituição das organizações sociais no DF.

No entanto essa ‘indisposição’ por parte do governo de publicitar as pretensões vinculadas as OSs e as ações por parte do governo que convergem em deixar claro a intensão de utilizar organizações sociais no processo de gestão da Saúde, a exemplo de habilitar, por meio de decretos, Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e a Saúde Pública (GAMP) e o Instituto Santa Marta de Educação e Saúde ( ISMES),  e ainda, o Instituto Iniciativa Global (IIG) à condição de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), abrem margem à interpretações.

Mas a Secretaria nega

Politica Distrital apurou dois dos quatro casos relacionados à instituição de OSs por parte da SES.  Uma delas a entrega do setor de poli traumatizados. Por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), em 30 de março a SES-DF foi categórica: “A informação não procede. A Unidade de Trauma não vai sair do Hospital de Base.”

A outra apuração ocorreu em relação à visita ao HRPa (3/Abr). Nesse caso em específico, a Secretaria de Saúde confirmou a visita de Fonseca ao Hospital, mas negou haver relação com implantação e projeto piloto para passar a pediatria do do HRPa para OSs.

A Secretaria de Saúde confirma a visita do secretário Humberto Fonseca ao Hospital Regional do Paranoá, mas diferente do informado, o secretário esteve de surpresa na unidade, na manhã deste sábado, sem comunicar à direção do HRPa, para inspecionar o local, conversar com servidores, pacientes e averiguar in loco informações que chegaram até ele. Portanto, não procede a finalidade da visita informada anteriormente.

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

Por Alex Rodrigues O Ministério das Relações Exteriores reforçou, na tarde...

Programa de saúde reprodutiva da mulher entra em vigor no DF

Por Denise Caputo Promover ações integradas para a saúde ginecológica...

Em meio à prestação de contas, IGESDF aceita receber enfermeiros que ameaçam greve

Marco Túlio Alencar Na segunda parte da audiência pública para...

Destaques

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

“Vamos auditar todos os contratos de ponta a ponta”, afirmou presidente do IGESDF durante prestação de contas na CLDF

Por Kleber Karpov O presidente do Instituto de Gestão Estratégica...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...