18.5 C
Brasília
04 fev 2026 03:10

Okumoto visita instalações do Adolescentro

Unidade voltada para a saúde mental de adolescentes completa 22 anos neste mês

Por Josiane Canterle

Autoridades do GDF visitaram nesta quinta-feira (8) as dependências do Adolescentro, instituição que cuida especialmente da saúde mental de adolescentes com algum tipo de distúrbio ou transtorno mental. Com acompanhamento multidisciplinar de pacientes – assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e odontologistas, entre outros profissionais –, o Adolescentro completa 22 anos de atividades neste mês de outubro.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, acompanharam os serviços desenvolvidos pela unidade de saúde. Os gestores conheceram os consultórios das diferentes especialidades, os locais de trabalho em grupo e a área de acolhimento.

Enquanto andavam pelos corredores, os chefes das pastas conversaram com alguns pacientes, como uma jovem que está em tratamento na unidade há cerca de um ano. A paciente enfatizou que hoje “não podia estar melhor” e disse gostar muito de todos os profissionais do local, respondendo às perguntas de Okumoto e Mayara.

Ela afirmou que, com a pandemia de Covid-19, tem observado um certo “descontrole emocional na sociedade”. Nesse sentido, Mayara destacou a importância do serviço prestado pelo Adolescentro para as populações vulneráveis ou menos favorecidas economicamente.

A secretária demonstrou ainda preocupação com a situação das mães diante dos transtornos apresentados pelos filhos. “As mães que hoje veem os filhos se automutilando dentro de casa, ou que não estão se alimentando, estão preocupadas, mas não sabem onde recorrer para ter essa ajuda”, exemplificou Mayara.

Em resposta, a gerente da unidade, Ana Paula Tuyama, informou que o Adolescentro atende o público de todo o Distrito Federal, na faixa etária de 12 a 18 anos, com qualquer tipo de distúrbio mental e até vítimas de abuso sexual. Dentre os transtornos tratados pelos profissionais que atuam no local estão ansiedade, depressão, automutilação, transtorno bipolar, toque, autismo ou dificuldade de relacionamento, entre outros.

“Estamos com o acolhimento aberto, é só procurar das 7h às 12h, e das 13h às 18h. A gente faz uma entrevista inicial, e o paciente já é encaminhado para os programas. Temos diversos grupos, que neste momento estão parados devido à pandemia, e diversas formas de atendimento que a gente adequa àquela necessidade”, explica a gestora local.

Além do acolhimento aos adolescentes, também é oferecido no local atendimento a familiares, tanto em grupo quanto individualmente. “Precisamos dar ajuda suficiente, profissional, para que esses adolescentes possam se recuperar”, afirmou o secretário de Saúde, ressaltando o trabalho de qualidade realizado pelos servidores no Adolescentro.

Destaques

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...