18.5 C
Brasília
03 fev 2026 23:26

Oficina debate Saúde Integral da População Negra

Encontro visa operacionalizar política nacional no Distrito Federal

Por Yuri Freitas

Servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF), com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), realizaram a primeira oficina de efetivação do Plano Operativo do Distrito Federal (PODF) para implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). O documento, aprovado em abril deste ano pelo Conselho Distrital de Saúde, visa adaptar a PNSIPN ao contexto do Distrito Federal (DF).

O encontro da última quinta-feira (12) buscou definir as prioridades e principais planos de ação do PODF. Francisca Lumara da Costa Vaz, Referência Técnica em Saúde da População Negra na SES-DF, explica que ainda é preciso alinhar as ações intersetoriais necessárias à operacionalização do documento. “Esse será o ponto de partida para decidirmos quais indicadores serão adotados para acompanhar a implementação do PODF”, ressalta.

O plano operativo distrital propõe medidas práticas e formas de monitoramento das ações previstas na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A partir das especificidades da capital, o PODF visa promover a equidade racial em saúde, buscando a redução das disparidades existentes entre a população negra e a sociedade em geral, oferecendo base para o enfrentamento do racismo estrutural e institucional nos serviços ofertados, promovendo a conscientização e a sensibilização sobre as questões raciais entre os profissionais da SES-DF e a população.

A publicação é resultado de diversas oficinas de trabalho organizadas pela SES-DF, pela Sejus-DF, pelo Observatório de Saúde da População Negra (PopNegra) – vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB) –, pelo Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) e por entidades da sociedade civil.

“Esse será o ponto de partida para decidirmos quais indicadores serão adotados para acompanhar a implementação do PODF”, afirma a Referência Técnica em Saúde da População Negra na SES-DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Como forma de combater as desigualdades no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2009 foi instituída a PNSIPN pelo Ministério da Saúde. A política reconhece o racismo como um determinante social importante, além de conceber orientações gerais e propor práticas de mitigação do problema.

À frente da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP) da SES-DF, Afonso Abreu Mendes aponta que algumas das diretrizes previstas no PODF, como a inclusão da temática do racismo nos processos de formação e educação permanente em saúde, já estão em fase de implementação pela pasta.

“Já temos cursos voltados ao acolhimento de vulnerabilidades da população negra, que entendemos ser de grande importância para o servidor. Também estamos desenvolvendo, junto à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), cartilhas para que os profissionais e usuários do SUS compreendam a questão dos direitos humanos”, concluiu.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...