19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:51

Num dia à caça no outro um caçador: Rollemberg judicializa e Tribunal de Justiça declara ilegalidade da greve da Saúde

Por Kleber Karpov

O desembargador 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Angelo Canducci Passareli, decretou a ilegalidade da greve dos servidores da Saúde do DF. O pedido foi impetrado pela Controladoria Geral do DF (CGDF). Sob declaração de ser ilegal e abusiva, após notificação, os grevistas devem retornar ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 100 mil para cada entidade sindical que descumpra as determinações da Justiça.

A ação do GDF, com pedido de liminar, foi ajuizada contra os sindicatos dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF); Médicos do DF (SindMédico-DF); dos Odontologistas do DF (SO-DF) dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia do DF (Sintar-DF); e dos empregados em estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF).

Fraude processual?

meidcosUm ponto levantado pela CGDF na ação chama atenção de Política Distrital. A Controladoria do DF argumenta que os sindicatos não cumpriram os prazos de aviso com antecedência de 72 horas, nem tampouco notificou os órgãos competentes da deflagração da Greve. No entanto o SindMédico-DF e o Sindate-DF, por exemplo, afirmam que o GDF falta com a verdade perante a Justiça. “O GDF foi notificado em Julho, está agindo de má fé. Isto é fraude processual, Litigância de má-fé, o governo está alterando a verdade dos fatos.”, afirma o presidente do SindMédico-DF, Guttemberg Fialho.

O que dizem os sindicatos?

Ainda segundo Fialho: “A greve vai ser mantida, com assembleia, na terça-feira, a noite, para definir esse e outros desdobramentos, greve contínua, vamos juntos e em frente.”, disse Fialho.

O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, afirmou de que recorrer da decisão, uma vez que a ação menciona que o sindicato não cumpriu os prazos e determinações previstas em Lei: “A decisão é genérica e sequer analisaram os documentos do Sindate, pois respeitamos todos os trâmites legais. Fizemos nossa assembleia em 24 de Setembro e entramos em greve dia sete de outubro, portanto o GDF mentiu perante o Tribunal de Justiça do DF e vamos recorrer tão logo sejamos notificados.”, afirmou Vianna.

Política Distrital tentou estabelecer contato, porém, não conseguiu retorno com outras entidades sindicais com greves deflagradas.

 

enfermeirosOs Enfermeiros, esperam…

O Sindicato dos Enfermeiros, ao contrário das demais entidades sindicais ligadas à Saúde, optou por realizar a assembleia para definir se deflagram ou não a greve apenas em 14 de outubro. Em um comunicado encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF)(8/Out) a Entidade fez questão de deixar claro que não aderiram a greve: “”Vimos por meio desta reiterar que nossa categoria acredita na sensibilidade de V.Exª. e por isso NÃO ESTAMOS EM GREVE.”, assina a presidente do Sindicato, Fátima Aparecida Lemos.

Paradoxo do Meme Digital

A judicialização da greve dos servidores do GDF, se tornou uma prática no DF, portanto, era esperada por todos. Mas a decisão não deixou de se tornar um ‘meme digital’ uma vez que os servidores reagiram, imediatamente, após a decisão do TJDFT, sugerindo que se declarasse abusivo o descumprimento da Lei por não pagar os reajustes; por falta de equipamentos e estruturas nas unidades de saúde do DF.

Alguns servidores mais atentos foram mais longe e encaminharam ao Política Distrital, uma foto do então senador da República, atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), em 2013, empunhando um microfone ao discursar  em apoio à greve do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), que pode decretar greve na próxima semana, na praça do Buriti.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...