19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:59

Novos agentes Comunitários do Gama e Santa Maria passam por treinamento

Capacitação abordou o acompanhamento de beneficiários do programa Bolsa Família; atuação dos profissionais é essencial para verificar requisitos de recebimento do auxílio

Por Thais Cavalcante

Nesta semana, agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam no Gama e em Santa Maria passaram por capacitação técnica. Os 30 servidores fazem parte da última nomeação da Secretaria de Saúde (SES-DF) para o cargo e integram equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Região de Saúde Sul, promovendo maior acesso da população aos serviços. Além dessa atuação, os profissionais também serão responsáveis pelo cadastro de usuários do programa federal Bolsa Família, tema do treinamento.

A coordenadora distrital do Programa Bolsa Família e palestrante do curso, Christiane Silva, destacou a importância do treinamento. “Esse conhecimento é fundamental para assegurar o acesso da população beneficiária a serviços essenciais de saúde, como o acompanhamento do estado nutricional, atualização do calendário vacinal das crianças e o pré-natal das gestantes”, afirma. Segundo a coordenadora, a nomeação desses profissionais fortalece a Atenção Primária à Saúde, ampliando o acompanhamento da população e garantindo um atendimento mais próximo e resolutivo.

Acompanhamento

O Programa Bolsa Família exige o acompanhamento dos beneficiários na área de saúde. As crianças menores de sete anos devem cumprir o calendário de vacinação e fazer acompanhamento do estado nutricional (peso e altura), e as gestantes precisam fazer o pré-natal. O descumprimento dessas condicionalidades pode gerar desde advertência, bloqueio até o cancelamento do Bolsa Família.

A Região Sul apresentou o melhor desempenho percentual com 95,13% de acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família no Distrito Federal (DF), totalizando 36,1 mil pessoas atendidas no primeiro semestre de 2024 e 98,24% – 36 mil beneficiários – no segundo semestre do ano passado. As taxas de acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família no DF chegaram a 90% no ano de 2024.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...