20.5 C
Brasília
15 dez 2025 11:43

Novembro Azul: Caminhões de coleta de lixo rodam Brasília com mensagens de conscientização

Veículos do SLU circulam com adesivos azuis e mensagens para reforçar importância do autocuidado e da prevenção contra a doença

Por Kleber Karpov

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal ativou a campanha Novembro Azul durante todo este mês (07/Nov), por meio da adesivagem de caminhões de coleta de resíduos com mensagens de conscientização, a fim de reforçar a importância da prevenção e do autocuidado com a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata. A ação utiliza os veículos coletores como outdoors móveis para ampliar o alcance da mensagem preventiva em diversas regiões da capital federal.

A iniciativa de adesivagem dos veículos integra as ações anuais do SLU para engajar os servidores na campanha de saúde. O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho, explicou que a estratégia busca demonstrar sensibilidade para com a causa e o uso eficaz da frota da companhia.

“Todos os anos, o SLU demonstra essa sensibilidade e utiliza os caminhões coletores como verdadeiros outdoors para ampliar essa mensagem de conscientização”, explica Luiz Felipe Carvalho.

Engajamento e conscientização

Os motoristas dos caminhões adesivados também participam ativamente da campanha. Os colaboradores trocam o uniforme padrão, de cor laranja, pelo traje azul alusivo à mobilização nacional, demonstrando apoio direto à prevenção.

José Oliveira, um dos motoristas engajados, refletiu sobre a relação entre a saúde e a qualidade de vida. Ele enfatizou que a prevenção é a chave para evitar complicações futuras.

“Na nossa vida, se a gente não tiver saúde, a gente não tem nada, né?”, comentou José Oliveira. “A importância do Novembro Azul é para a gente se prevenir, para não acontecer algo pior, porque quando a gente não se previne antes, as consequências chegam depois”, destacou.

O motorista José Carlos Alves de Souza serve como um exemplo de rotina de acompanhamento médico para outros homens que manifestam receio em relação ao tema. Ele contou que realiza exames periódicos e adota medidas preventivas no dia a dia, além das ações do trabalho.

“Eu faço exames periódicos a cada seis meses. A empresa fornece para a gente. Além disso, eu me cuido também, me alimentando, dormindo bem e evitando o consumo de álcool. São maneiras de cuidar da saúde”, detalhou José Carlos Alves de Souza.

Outro funcionário do SLU que se manifestou em favor da prevenção do câncer de próstata foi Carlos Alberto Ferreira. Para ele, o público masculino possui um aprendizado significativo a obter com as mulheres no que se refere à regularidade do cuidado com a saúde.

Ferreira pontuou que não há mais motivos para os homens negligenciarem a própria saúde, uma vez que o processo de diagnóstico inicial é simples. “Os homens, no geral, são mais desleixados, mas não temos mais desculpas para não cuidar da nossa própria saúde”, apontou Carlos Alberto Ferreira. “Você faz um exame de sangue rapidinho. Só se houver algum problema é que você vai fazer outros exames. É importante e é necessário fazer uma vez por ano, pelo menos”, concluiu.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...

GDF inaugura unidade inédita que unifica forças de segurança no Setor Comercial Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Natal Solidário do GDF leva magia e serviços para mil pessoas em Sol Nascente

Por Kleber Karpov Cerca de mil pessoas, entre crianças e...

Sífilis acelera crescimento no país e atinge jovens e gestantes

Por Kleber Karpov A sífilis mantém um ritmo acelerado de...

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em paciente não vacinado

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Destaques

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...

GDF inaugura unidade inédita que unifica forças de segurança no Setor Comercial Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...