21.5 C
Brasília
08 fev 2026 20:23

Nove regiões terão atividades no Dia D da vacinação contra a covid-19 no DF

200 mil pessoas ainda não buscaram a primeira dose; ação no dia 20 de novembro também busca ampliar índices da segunda dose e da dose de reforço

Cerca de 90% da população do Distrito Federal acima dos 12 anos de idade já tomou pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19, mas estima-se que pouco mais de 200 mil pessoas ainda não iniciaram o ciclo de imunização. Esse público estará no foco do Dia D de vacinação, que acontecerá em 20 de novembro das 9h às 17h, em locais públicos no Gama, Planaltina, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Taguatinga, SIA, Samambaia e Santa Maria.

“É uma responsabilidade nossa ir ao encontro do nosso cidadão que não se vacinou ainda e sensibilizá-lo”, afirmou o secretário de Saúde, General Manoel Pafiadache, durante coletiva de imprensa realizada hoje (11). Segundo o gestor, o trabalho agora deverá não mais aguardar nos locais de vacinação, e sim fazer uma busca ativa por quem ainda não começou a imunização.

O Dia D acontecerá com o apoio de outras secretarias de governo e das administrações regionais, que devem selecionar espaços com ampla circulação de pessoas. O slogan da campanha é “A vacina ainda mais perto de você”.

No Dia D, ações culturais e pedagógicas devem atrair o público, respeitando os cuidados sanitários necessários. Equipes da Secretaria de Saúde estarão prontas para vacinar adultos com idade acima de 18 anos em locais estratégicos como feiras e na Rodoviária do Plano Piloto. No caso de adolescentes, segunda dose ou dose de reforço, a pessoa será encaminhada para a unidade básica de saúde mais próxima, onde estarão disponíveis os imunizantes necessários.

“Quanto mais pessoas vacinarmos, conseguiremos garantir que, se tiver uma terceira onda, por exemplo, ela não passe de uma marolinha”, comentou o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero. Até agora, o DF já aplicou mais de 4,2 milhões de vacinas contra a covid-19.

Até ontem (10), 90,07% da população acima de 12 anos já haviam recebido a primeira dose ou a dose única e 69,5% tomaram a segunda dose ou a dose única. Mais 152.747 profissionais de saúde ou idosos acima de 60 anos receberam a dose de reforço e 8.723 imunossuprimidos tomaram a dose adicional.

Transmissão da covid-19

A taxa de transmissão da doença, o chamado índice RT, mantém-se abaixo de 1, o que significa uma desaceleração da contaminação. Hoje, o RT é de 0,69. Há uma semana era de 0,76. A taxa de ocupação de leitos de UTI covid está em 57,89% e a de leitos de suporte ventilatório está em 19%.

Durante a coletiva de imprensa, também foram abordados o aporte de R$ 184,6 milhões para a saúde pública do DF por meio de crédito suplementar aprovado pelos deputados distritais e a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para aprimorar as capacidades técnicas e institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no DF.

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou...

Em 2o turno António José Seguro (PS) é eleito novo presidente de Portugal

Por Kleber Karpov António José Seguro, do Partido Socialista (PS),...

Campanha Criança não é Adulto leva conscientização e prevenção ao abuso infantil

Por Kleber Karpov A campanha Criança não é Adulto, da...

“O Estado precisa chegar antes”, diz Márcia Lopes ao detalhar Pacto Nacional contra o Feminicídio

Por Kleber Karpov A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, detalhou...

UBS 5 de Taguatinga atende a mais de 50 pacientes em pequenos procedimentos

Por Kleber Karpov Mais de 50 pacientes receberam atendimento em...

Vigilância Sanitária fiscaliza blocos de Carnaval do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

STF ouve Alexandre Ramagem, condenado prisão foragido nos EUA

Por Kleber Karpov O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, foragido nos...

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Por Kleber Karpov Ao menos 29 brasileiros faleceram em janeiro...

Destaques

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou...

Em 2o turno António José Seguro (PS) é eleito novo presidente de Portugal

Por Kleber Karpov António José Seguro, do Partido Socialista (PS),...

Campanha Criança não é Adulto leva conscientização e prevenção ao abuso infantil

Por Kleber Karpov A campanha Criança não é Adulto, da...

“O Estado precisa chegar antes”, diz Márcia Lopes ao detalhar Pacto Nacional contra o Feminicídio

Por Kleber Karpov A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, detalhou...

UBS 5 de Taguatinga atende a mais de 50 pacientes em pequenos procedimentos

Por Kleber Karpov Mais de 50 pacientes receberam atendimento em...