23.5 C
Brasília
21 mar 2026 15:17

Nova fase da coleta seletiva com instalação de papa-recicláveis

Serão 244 no total, atendendo todas as regiões administrativas. As primeiras 12 unidades já podem ser vistas em Águas Claras e em Santa Maria

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) iniciou uma nova fase na prestação do serviço de coleta seletiva no DF: a implantação dos Locais de Entrega Voluntária (LEVs), chamados de papa-recicláveis. Serão 244 no total, atendendo todas as regiões administrativas. As primeiras 12 unidades dos contêineres azuis já podem ser vistas em Águas Claras e em Santa Maria.

A coleta seletiva porta-a-porta continuará sendo prestada nos locais onde o serviço já existe, mas a população poderá entregar seus resíduos secos também nestes locais, que serão implantados em pontos estratégicos e de grande circulação. A coleta dos resíduos depositados nestes pontos será realizada pelas empresas prestadoras de serviço, com frequência de duas a três vezes por semana. Nos dias determinados, o caminhão recolherá os materiais recicláveis, transportando-os para as instalações de triagem e comercialização onde atuam as cooperativas de catadores.

Nesta primeira etapa, que se estende até o início de outubro, o SLU planeja instalar 104 unidades. Na próxima quarta-feira (23) estão previstas as instalações das primeiras unidades no Plano Piloto. Inicialmente na Asa Sul e, em seguida, na Asa Norte. Somente nesta região serão 34 papa-recicláveis.

Nestes pontos de coleta, os cidadãos podem depositar qualquer tipo de material seco: papel, papelão, metal e plásticos. Não devem ser depositados resíduos orgânicos (como restos de comida), rejeitos, líquidos e vidros. De acordo com a diretora técnica do SLU, Fabiana Ribeiro, o volume depositado pode não ser significativo, mas se torna uma opção para o descarte correto, evitando o descarte em local impróprio.

“Os equipamentos LEVs têm uma importância fundamental para a coleta seletiva, uma vez que se torna um outdoor permanente, chamando a atenção em tempo integral para a realização do descarte consciente. A coleta seletiva é uma mudança de hábito e essa mudança ocorre a médio e longo prazos. Precisamos de várias formas para atingir a população. Esses equipamentos são mais uma fonte eficiente e eficaz de coleta para a reciclagem, contribuindo na geração de renda para os catadores, na ampliação da vida útil do aterro sanitário e na redução da exploração da matéria prima na natureza, pela reinserção dos resíduos no ciclo produtivo”, analisou a diretora.

Os papa-recicláveis reforçam a política de conscientização e incentivo ao descarte correto dos resíduos no DF. Além desses equipamentos, existem dez papa-entulhos em pleno funcionamento que estão distribuídos em Taguatinga, Planaltina, Gama, Guará, Asa Sul, dois em Brazlândia e três em Ceilândia. A meta é construir 62 unidades em diversos pontos do DF. Existem ainda 101 contêineres semienterrados, chamados papa-lixo, idealizados para atender a demanda da população que reside em locais de difícil acesso aos caminhões de coleta.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...