Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aplicou 3.032 exames teóricos para a obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Distrito Federal, entre 12 e 29 de janeiro de 2026. A medida segue o modelo estabelecido pela Resolução nº 1.020, de 1º de dezembro de 2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e visa padronizar e agilizar o processo de habilitação por meio de agendamento eletrônico, conferindo maior autonomia aos candidatos.
O novo processo da CNH
A legislação vigente exige que, antes da realização do exame teórico, o candidato conclua o curso preparatório. Este curso pode ser feito por meio do aplicativo CNH do Brasil, em autoescolas credenciadas, escolas públicas de trânsito (EPTs), instituições de ensino de trânsito (IETs) ou em outros órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
O exame teórico é composto por trinta questões de múltipla escolha, extraídas do Banco Nacional de Questões, que é organizado e mantido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Cada questão apresenta quatro alternativas, sendo apenas uma correta.
A prova tem duração padrão de oitenta minutos, com o tempo dobrado para candidatos que possuam dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA). Para ser aprovado, o examinando deve acertar, no mínimo, vinte questões.
“O agendamento eletrônico é um passo crucial para garantir que o processo de habilitação no Distrito Federal seja mais transparente e acessível. Ao permitir o agendamento direto pelo candidato após a formação, otimizamos e agilizamos o fluxo de atendimento”, destacou Bruna Pacheco, diretora de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF.
Agendamento e locais de prova
O Detran-DF disponibiliza o agendamento eletrônico do exame teórico através de seu Portal de Serviços. Este sistema permite que o próprio candidato selecione a data, o local e o horário mais adequados para a realização da prova, com a liberação do agendamento ocorrendo após o registro da conclusão do curso teórico.
Para agendar, o candidato deve acessar o Portal de Serviços do Detran-DF, navegar até a aba “CNH” e, em seguida, selecionar “Marcação de Exames CNH”. Após a confirmação dos dados pessoais, é possível escolher uma das unidades do Detran-DF onde o exame é aplicado, que incluem Aeroporto, Asa Sul, Gama, Paranoá, Sobradinho e Taguatinga. Uma vez selecionada a data e o horário, o comprovante de marcação pode ser gerado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











