25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:05

Neoenergia faz alerta para queimadas próximas a rede elétrica do Distrito Federal

Só nos sete primeiros meses do ano, mais de 12 mil brasilienses tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta de incêndios

Nesta terça-feira (27), o Distrito Federal completa 126 dias sem chuva. O clima seco aliado à baixa umidade faz com que o número de focos de incêndio dispararem. De janeiro a 21 de agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou 5.256 ocorrências de incêndios florestais, aumento de quase 26% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 4.180 ocorrências da mesma natureza foram documentadas. Só no último fim de semana, por exemplo, foram 203 incêndios e 284 hectares de área queimada.

Essas queimadas podem colocar em risco o fornecimento de energia a milhares de brasilienses, caso as chamas se aproximem das redes de energia. Nos sete primeiros meses do ano, a Neoenergia Brasília registrou sete – só no último mês de julho foram cinco – desarmes de linhas de distribuição devido às queimadas, prejudicando o fornecimento de energia para aproximadamente 12 mil pessoas.

“O descarte de pontas de cigarros ao longo das rodovias e o uso do fogo por agricultores para limpar e preparar terrenos, aliados à falta de chuva, criam condições para a formação e a propagação de incêndios em vegetação e que podem ocasionar acidentes nas redes de energia”, alerta Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília. “Nesse período do ano, ainda temos a baixa umidade do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos”, finaliza.

O cenário, além de afetar o meio ambiente, pode causar prejuízos às redes elétricas e gerar problemas para as comunidades que dependem do abastecimento de energia nas regiões atingidas pelas queimadas. Nas linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo, mesmo que as chamas não atinjam os cabos diretamente, os incêndios podem provocar curtos-circuitos por conta de uma grande carga elétrica produzida pelo calor da queimada.

A Neoenergia Brasília reforça que simples atitudes podem contribuir para que o fogo não se disperse e dá algumas dicas de segurança para evitar queimadas próximas à rede elétrica:

  • Não queimar o lixo doméstico;
  • Não jogar pontas de cigarros acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;
  • Não fazer queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;
  • Caso um foco de incêndio que atinja a rede elétrica seja identificado, ele não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Neoenergia Brasília pelo 116.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...