18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:31

Nasce uma Estrela chega a 500 atendimentos de gestantes e mães de recém-nascidos

Projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania já levou informações sobre os cuidados durante e pós gravidez para as mulheres de São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho e Planaltina

Miguel Henrique ainda não chegou ao mundo, mas já está tudo preparado para recebê-lo. A sua mãe, Vitória Letícia Moura, de 23 anos, está passando por situações incomuns nesta terceira gravidez, mas, agora, está se sentindo mais informada e segura para a continuidade dos dois meses restantes da sua gestação. Ela foi uma das participantes do projeto Nasce uma Estrela, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), realizado nesta sexta-feira (24), durante o GDF Mais Perto do Cidadão, em Planaltina. “Estou me sentindo uma mãe de primeira viagem, porque tudo está sendo novo. Estava preocupada, mas agora me sinto mais tranquila e confiante”, disse a futura mãe.

Com duração de duas horas, o curso leva informações sobre como cuidar dos bebês, tratar as cólicas, fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto. E não só de teoria trata o Nasce uma Estrela. As mães de recém-nascidos e as grávidas saem de lá com um kit enxoval, uma bolsa composta por roupas de bebê, fraldas e manta. A iniciativa já contemplou 500 mulheres em situação de vulnerabilidade social, em cinco edições do programa que já passou por São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho e Planaltina.

Cuidar de um bebê que acabou de nascer é desafiador. Esse é o sentimento de Andressa Lima, 29 anos, mãe de Mariana, 2 meses, que ainda vive o dilema de qual a hora certa para amamentar. “Estou tão feliz por ter participado desse curso, pois ele me ajudou a lidar com as dificuldades do pós-parto. Com as orientações que recebi, me sinto mais preparada para oferecer o melhor para a minha filhinha”, celebrou.

Mais cuidado com as futuras mamães

O projeto é uma das atrações mais procuradas dentro das programações do GDF Mais Perto do Cidadão. Nestas cinco edições, as inscrições se encerraram poucas horas após divulgação nas redes sociais da Sejus. “Esse sucesso é porque o projeto trata do dia a dia destas gestantes e mães que estão vivendo as dificuldades do pós-parto. Em um momento de realização e, ao mesmo tempo, tão delicado, elas ficam à espera de que alguém especializado possa orientá-las sobre como superar os medos e ajudar a tirar as suas dúvidas”, explicou a doula Marilda Castro.

E este ano o projeto está com uma equipe ainda mais robusta, com a participação de uma enfermeira, servidora da Sejus, que também orienta as futuras mães sobre como ter uma gestação ainda mais saudável e segura. O evento também trouxe reflexões sobre práticas parentais positivas, promoção e valorização da gestante e orientações estratégias para o planejamento familiar.

“A proposta do curso é acolher as mães e oferecer informações essenciais, garantindo que o bebê chegue aos seus braços com todo o suporte necessário, apoio emocional e segurança, neste que é o momento mais importante da vida dela”, destacou Marcela Passamani, titular da Sejus-DF.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...