Por Kleber Karpov
O Ministério Justiça e Segurança Pública informou ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou providências para intimar blogueiro Paulo Figueiredo nos Estados Unidos, em um movimento diplomático que reforça alcance extratemporal justiça brasileira e aprofunda investigação sobre ataques à soberania nacional. Figueiredo, residente permanente nos EUA, será notificado por carta rogatória sobre denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral República (PGR) no inquérito do “tarifaço” contra exportações brasileiras.
O Departamento Recuperação Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, órgão Ministério Justiça, já deu andamento ao encaminhamento carta às autoridades estrangeiras, demonstrando que o caminho da punição é lento e burocrático, mas não impossível para quem usa a internet como arma política.
Coação no processo
Paulo Figueiredo e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram denunciados ao Supremo pelo crime coação no curso processo. Ambos, residentes EUA, foram investigados por participação na promoção do tarifaço dos Estados Unidos contra Brasil e sanções contra integrantes governo federal e STF, um ato que beira o paradoxo ao usar uma potência estrangeira para atacar autoridades nacionais em solo estrangeiro.
Na denúncia, Paulo Gonet, procurador-geral República, disse que Bolsonaro e Figueiredo ajudaram a promover “graves sanções” contra Brasil para demover Supremo condenar ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista, expondo uma estratégia política que cruza a linha da legalidade.
Em nota conjunta divulgada após denúncia, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo desqualificaram a denúncia da PGR e reafirmaram que vão continuar atuando com “parceiros internacionais” para que novas sanções sejam aplicadas a autoridades brasileiras, o que sugere uma escalada no confronto entre Brasília e o ativismo político-digital sediado no exterior.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










