19.5 C
Brasília
03 fev 2026 04:57

MPDFT vistoria centro obstétrico do Hospital Regional de Samambaia

Pró-vida constatou que melhorias foram feitas desde a última visita; entretanto, ainda existem pêndencias, como aquisição de aparelho para monitoramento fetal, ampliação do local e contratação de profissionais da saúde

A Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) inspecionou, na última sexta-feira, 14 de abril, o centro obstétrico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). As visitas periódicas visam acompanhar a qualidade do atendimento e a necessidade de melhorias.

Embora a estrutura física do centro obstétrico ainda seja pequena, o hospital atendeu a solicitação para que as pacientes tenham direito a um acompanhante durante o trabalho de parto e no período de internação. Há um projeto para ampliação do centro obstétrico que ainda não foi executado.

O HRSam adquiriu, conforme solicitado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), um oxímetro, aparelho utilizado para realizar o teste do coraçãozinho. Além disso, os profissionais vêm preenchendo o partograma, gráfico que ilustra a evolução do parto, no prontuário eletrônico das pacientes. Entretanto, ainda falta a aquisição do sonar fetal, aparelho que possibilita escutar os batimentos cardíacos do feto.

Apesar de o HRSam ter contratado manutenção para ambulâncias, foi constatado que não havia condutor. Foi constatado ainda que o único aparelho de cardiotocografia, que avalia a vitalidade fetal, estava quebrado.

Também foi verificado que, mesmo com a contratação de novos enfermeiros, ainda há déficit de profissionais nas escalas. De acordo com o assessor médico da Pró-vida Márcio Souza, “a promotoria continua fiscalizando o serviço de obstetrícia do HRSam visando a execução de melhorias com o objetivo de prevenir danos às gestantes e aos recem-nascidos, que somam uma grande demanda nos processos da Pró-vida”.

FonteMPDFT

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...