22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:57

MPDFT recomenda providências para segurança em partidas no Mané Garrincha

Medidas incluem comunicação das autoridades públicas com a antecedência prevista em lei, inclusive no caso de mudanças no planejamento e aumento de público previsto

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu, na quarta-feira, 22 de novembro, recomendação com o intuito de garantir o bom andamento de eventos esportivos ocorridos no Estádio Mané Garrincha. O documento é assinado pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), pelas 2ª e 5ª Promotorias de Justiça Especial Criminal de Brasília (PEJCrim), e pela 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos e Coletivos (Proreg). Os destinatários terão prazo de 30 dias para informar ao Ministério Público sobre as providências tomadas para atender ao determinado no documento.

O MPDFT recomendou à Metrópoles Sports e às demais entidades que promovem e organizam eventos no local que informem imediatamente à Secretaria de Segurança Pública a respeito da realização do evento no ato de sua confirmação, comunicando o número exato de ingressos a serem disponibilizados ao público. Além de respeitar o prazo mínimo de 30 dias de antecedência, estipulado por lei, para informar o Poder Público, os organizadores deverão noticiar às autoridades eventual aumento no número previsto de pessoas que frequentarão o evento, além de demais alterações no planejamento inicialmente proposto.

A Secretaria de Segurança Pública e a Administração Regional de Brasília deverão ser avisadas de quaisquer mudanças no prazo mínimo de cinco dias úteis antecedentes ao evento. O objetivo é que os órgãos públicos se organizem com a expectativa concreta de frequentadores, de forma a não impactar nos planejamentos prévios estabelecidos pelas forças de segurança, e assim garantir a segurança do público presente e minimizar os impactos nos arredores da arena.

A recomendação indica à Secretária de Segurança Pública do DF que, em caso de não comunicação prévia no prazo de cinco dias úteis, não autorize a ocupação do Estádio por público superior ao limite inicialmente registrado. A Administração Regional do Plano Piloto deverá exigir dos organizadores e patrocinadores dos eventos o cumprimento do estabelecido em decreto distrital. A Administração deverá negar a emissão do respectivo alvará de licenciamento, em caso de não comunicação prévia da majoração do número de pessoas presentes ao evento, no prazo limite de 48h.

O documento preconiza que a Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal deverá promover, junto às entidades que organizam eventos futebolísticos, esforços para o cumprimento do que estipula a Lei Geral de Esportes, o Decreto Distrital nº 35.816/2014, e as demais normas distritais em vigor.

Por fim, a Federação de Futebol do Distrito Federal e a Confederação Brasileira de Futebol deverão adotar, no âmbito de suas respectivas competências, as providências necessárias no sentido de cumprir o teor da recomendação, além de comunicá-las às empresas responsáveis pela organização e patrocínio de eventos no Estádio Nacional, bem como aos dirigentes dos respectivos clubes.

Para o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, é importante que as previsões legais sejam observadas e que todas as medidas preventivas a eventos adversos sejam adotadas. “A cidade tem grande potencial para ampliar a agenda de grandes eventos, mas os órgãos públicos precisam ser rigorosos com as empresas organizadoras. O Ministério Público tem realizado inspeções antes e durante eventos esportivos e culturais e pretende contribuir para que a população dentro e fora do Estádio Nacional se sinta segura”.

Clique aqui para conferir a íntegra do documento.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...