19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:04

Morre advogado pró-armas após disparo acidental durante ressonância magnética da mãe 

Leandro Mathias defendia uso de armas pela população e orientava cidadãos por meio de redes sociais

Por Kleber Karpov

O advogado Leandro Mathias, 40 anos, atingido por um disparo, acidental, da própria pistola durante realização de ressonância magnética da mãe, morreu na segunda-feira (6/Fev). internado no Hospital São Luiz, situado na Avenida Jardim, Centro de São Paulo (SP). Na ocasião do exame da genitora (16/Jan), a arma na cintura de Mathias foi atraída pelo campo magnético do equipamento, ao ser acionado, e acabou por ser alvejado com um tiro no abdómen. 

O caso chama atenção pois Mathias por ser favorável as políticas armamentistas. No perfil, no TikTok, com mais de 8 mil seguidores, o advogado tirava dúvidas de usuários da rede, sobre registro, porte e posse de armas, além da habilitação à condição de  colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC).

De acordo com 14º Distrito Policial da Polícia Civil, que investiga o caso, Mathias possuía autorização para portar a arma. A Polícai pediu ao Instituto de Criminalística (IC) a realização de perícia da arma e do local onde ocorreu o disparo.

Porte de armas

Defensor do porte de armas, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro promoveu o armamento da população brasileira, com a possibilidade de se efetuar registros para aquisição e transferência de armas e munições de uso restrito por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares.

Bolsonaro promoveu ainda a possibilidade de cada CAC, poder ter até cinco armas e munições de uso permitido, condicionado, apenas a apresentação de autorização de porte de armas à comprovação de necessidade. 

Medidas essas, restringidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de decreto, com redução da posse, limitada a três armas, além da restrição de novas concessões de registros CACs e abertura de clubes e escolas de tiros.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...