Ministério Público Eleitoral pede suspensão de candidatura de Pablo Marçal em São Paulo

Se condenado, coach Marçal pode ficar inelegível por oito anos.

Por Kleber Karpov

Em ação ajuizada no Ministério Público Eleitoral (MPE)(17/Ago), o promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean pediu, liminarmente, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a suspensão do registro de candidatura do candidato à prefeitura de São Paulo do coach, Pablo Marçal (PRTB). Petean, aponta denúncia do Partido Social Brasileiro (PSB), que o então pré-candidato a prefeito municipal de SP cometeu abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral.

Para o promotor, Marçal se utilizou de colaboradores para difundir o conteúdo de campanha em plataformas digitais, sem que houvesse transparência quanto ao emprego de recursos. Medida essa que levou Peteam a requerer, também, a quebra de sigilo bancário das empresas do coach.

Reprodução: Ação TRE-SP 85.2024.6.26.0001

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, concedeu hoje (19) prazo de 72 horas para que o candidato à Presidência da República Pablo Marçal e o PROS se manifestem sobre a validade da candidatura. Após receber as informações, o ministro, que é relator do caso, decidirá a questão.

Confira a representação na íntegra

A outra parte

Por meio de nota a assessoria de Marçal minimizou a ação ao apontar inexistência de financiamento na pré-campanha ao que classificou de manobra e tentativa desesperada do bloco de esquerda  de “frear quem realmente vai vencer as eleições.”.

“Não há financiamento nenhum por trás disso, nem na pré-campanha, nem na campanha. Isso é só uma tentativa desesperada do bloco da esquerda, MDB, PSB, PT e PSOL, de tentar frear quem realmente vai vencer as eleições. Essa manobra só reforça o medo que estão do efeito Marçal, mas eles não vão nos parar!”, diz a nota.

Boulos

O promotor chegou a pedir, ainda, a cassação da candidatura de Guilherme Boulos (PSol), também por ações irregulares do Boulos no Carnaval e suposto abuso de poder político e econômico. Caso esse negado pela Justiça Federal.

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...