25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:41

Ministério da Saúde incentiva participação do Zé Gotinha em eventos de todo o país

Personagem é considerado aliado fundamental para a retomada da cultura de vacinação dos brasileiros e já esteve em todas as regiões do país em 2023

O Ministério da Saúde tem incentivado a participação do Zé Gotinha, ícone histórico da imunização e da defesa pela vida, em eventos por todo o Brasil. O personagem é considerado um aliado importante no processo de educação e combate às falsas notícias, pois conta com a confiança da população brasileira. Somente em 2023, Zé Gotinha marcou presença, por exemplo, no início da campanha de multivacinação no Pará, no Amazonas, no Amapá e no Maranhão. Ele subiu no Cristo Redentor, andou de Bondinho no Pão de Açúcar, participou da Bienal do Livro e visitou a comunidade de Manguinhos quando esteve no Rio de Janeiro (RJ). Também esteve na Caravana Federativa, na Bahia, na Parada LGBTQIAP+, em São Paulo e no Congresso do Conasems, em Goiás.

O Zé Gotinha surgiu de um movimento dos países latino-americanos para a erradicação da poliomielite e se transformou no representante da imunização de crianças e adultos no Brasil. O famoso ícone é uma criação do artista Darlan Rosa, que cedeu os direitos de uso da imagem ao Ministério da Saúde. Para ajudar estados e municípios com recomendações para o uso do personagem em agendas da saúde relacionadas à vacinação, a pasta encaminhou ofício divulgando o manual que traz orientações e diretrizes, buscando disseminar informação para ampliar a cobertura vacinal e garantir saúde à população.

Na capital federal, Zé Gotinha lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, desfilou no 7 de setembro, no caminhão dos bombeiros, em homenagem ao trabalho indispensável dos trabalhadores da saúde, participou da Marcha das Margaridas e da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Zé conheceu o Buda gigante na serra do Espírito Santo e recebeu, em Minas Gerais, em um ritual do povo Maxakali, o adereço de maior simbologia dentro da cultura indígena: o cocar. Os próximos destinos são João Pessoa (PB), nos dias 29 e 30 de setembro; Fortaleza (CE) entre 1º e 02 de outubro; e São Paulo (SP) no dia 06 de outubro.

50 anos do PNI

Hoje com 37 anos, o Zé Gotinha é parte de uma das conquistas brasileiras mais importantes: o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completa, em 2023, 50 anos de existência. O sucesso da mascote, especialmente nas décadas de 80 e 90, ajudou o Brasil e o PNI a eliminarem, entre outras doenças, a poliomielite do território nacional. O último caso de pólio no país foi registrado em 1989.

O PNI é considerado um dos mais bem-sucedidos programas de vacinação do mundo, citado como referência mundial pela OMS e responsável pela eliminação de doenças que no passado causavam milhares de vítimas no Brasil. O programa distribui, atualmente, cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, por ano.

Você pode seguir o Zé Gotinha nas redes sociais!

Como reforço das ações de comunicação para a retomada das altas coberturas vacinais no Brasil e para dar mais alcance às iniciativas e ações de imunização do Ministério da Saúde, a Pasta lançou os perfis oficiais do Zé Gotinha no InstagramThreads e Tik Tok. A reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país são prioridades do governo federal.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, este é um momento importante na história da imunização. “O símbolo brasileiro da vacinação entrou para o universo digital. O personagem que já está presente nos eventos do Ministério da Saúde, nos estados e municípios, agora também tem um espaço nas redes. Com essa ação, estamos ampliando ainda mais nossa mensagem sobre a importância de se vacinar”, defende.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...