22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:13

Mesmo com bons índices, Celina Leão enfatiza necessidade de atenção à segurança: “Não pode negligenciar”

Celina Leão abriu reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, nesta quinta-feira (20), na Residência Oficial de Águas Claras; 94ª edição do evento vai até sexta (21)

Por Fernando Jordão

A vice-governadora Celina Leão participou da abertura da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), na tarde desta quinta-feira (20), na Residência Oficial de Águas Claras. A 94ª edição do evento segue até a próxima sexta-feira (21), reunindo secretários de Segurança de todo o país.

Em discurso na abertura do evento, Celina Leão enfatizou a necessidade de se estar sempre alerta em relação à segurança pública, a despeito dos resultados já conquistados. “Esse é um tema que, apesar de nós termos índices muito positivos, o nosso desafio é de nos superar. Essa é um tema que você em nenhum momento pode negligenciar”, disse, fazendo referência aos fatos de Brasília ter sido apontada como a segunda capital mais segura do país no Atlas da Violência 2024 e de o Distrito Federal ter alcançado a menor taxa de homicídios dos últimos 48 anos.

Celina Leão destacou a importância de haver um trabalho conjunto em várias esferas pela segurança da capital federal | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Nós cumprimos uma vocação que é constitucional, somos a capital da República, o centro do Poder. Hoje nós temos o privilégio de ter o nosso secretário de Segurança [Sandro Avelar] como presidente desse Conselho e eu tenho certeza que isso se faz necessário, esse diálogo constante com o Ministério da Justiça, com as pastas de outros estados, trazendo aquilo que é positivo de experiência para todos os secretários e trazendo reivindicações também ao Ministério da Justiça, ao governo federal”, acrescentou a vice-governadora.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que preside o Consesp, reforçou a importância do diálogo entre os diferentes entes. “Esse encontro é mais uma oportunidade de trazer impressões dos governos estaduais, ouvindo o governo federal, que está sendo um grande parceiro nesse propósito da gente fazer essa soma de esforços para construir para o país uma segurança pública cada vez melhor, cada vez mais sólida”, apontou. “Recentemente, saiu uma pesquisa mostrando que a maior preocupação do brasileiro é a segurança pública. Então, esse diálogo do governo federal com os governos estaduais, que têm realidades muito distintas, é importantíssimo para um país como o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, dimensões continentais e diferentes realidades nos diversos estados.”

“Esse diálogo do governo federal com os governos estaduais, que têm realidades muito distintas, é importantíssimo para um país como o Brasil”

Sandro Avelar
secretário de Segurança Pública

No encontro, o governo federal foi representado pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e pela secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado. Além de também pontuar a importância do diálogo, Sarrubbo chamou a atenção para um dos temas que deve ser tratado nos dois dias de reunião: a padronização dos indicadores de crimes violentos usados pelas unidades da Federação.

“Esses encontros são sempre muito positivos, eu e o secretário Sandro temos um entrosamento muito positivo, a troca de expertise é sempre muito importante e tem temas que estão sendo tratados aqui que são fundamentais, por exemplo, a padronização de dados, padronização de operações, sempre respeitadas as autonomias dos estados. Mas é um momento muito positivo e nós sempre fazemos questão de participar, até porque muito do que se discute aqui acaba sendo uma política adotada pelo próprio governo federal, porque a gente ouve quais são as necessidades dos estados”, arrematou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...