19.3 C
Brasília
10 abr 2026 23:32

Máscaras passam a ser obrigatórias para passageiros de táxi e de aplicativos no DF

Norma da Semob, publicada no Diário Oficial, também prevê que autorizações para condutores estão prorrogadas até 31 de maio

Agência Brasília *

Os passageiros de táxis e de aplicativos, bem como os motoristas desses serviços, têm que utilizar máscaras de proteção facial durante as viagens. A determinação, uma das medidas para evitar a propagação no novo coronavírus (Covid-19), está prevista em portaria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) publicada nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A norma também determina que os vidros dos veículos fiquem abertos, além de solicitar a intensificação da higienização dos veículos, mediante uso de álcool etílico hidratado 70%, em especial dos pontos de maior contato – maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança.

Veja, aqui, a atualização diária das medidas de combate pelo GDF
O texto da portaria também prorroga até 31 de maio todas as autorizações do Serviço de Táxi do Distrito Federal, cujo prazo de vigência está entre 1º de fevereiro e 30 de maio de 2020. Além disso, ficam suspensos os novos pedidos de transferências previstos na Lei nº 5.323/2014 (STPI-Táxi) até 31 de maio de 2020.

O uso de máscaras de proteção e álcool em gel para motoristas e cobradores, taxistas e condutores de aplicativos passou a ser obrigatório em casos de epidemia ou pandemia, de acordo com a Lei nº 6.571, publicada na edição do DODF da última sexta-feira (8). A determinação também abrange os funcionários do metrô que atuam no interior dos trens.

Obrigatoriedade

O uso obrigatório de máscaras em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço como medida preventiva contra o novo coronavírus começa a ser fiscalizado a partir desta segunda-feira (11).

Com base no Artigo 10 da Lei Federal n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, que trata das infrações à legislação sanitária, quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado a partir de R$ 2 mil.

O decreto que impõe a obrigação do uso de máscara faciais também prevê sanções nos termos do Artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa. Ainda segundo o texto, o infrator pode ter pena a detenção de um mês a um ano, além de multa se comprovada a intenção de contaminar outras pessoas.

Fonte: Agência Brasília

50 mil doses: DF retoma vacinação contra a covid-19 para adultos em UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) retomou a...

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...

UTI do Hospital da Região Leste é reconhecida entre as mais eficientes do país

Por Kleber Karpov A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do...

Telessaúde chega a todas as UPAs do DF e permite consulta por vídeo na rede pública

Por Kleber Karpov O serviço de telessaúde foi expandido para...

Ministro Alexandre Padilha defende regulamentação da publicidade das bets

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu...

Destaques

50 mil doses: DF retoma vacinação contra a covid-19 para adultos em UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) retomou a...

Celina cria Secretaria de Governança Digital e Integração do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Fiocruz mantém alerta ao país para síndrome respiratória grave

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manteve o...

Corrida do Fogo 2026 aposta em memória, inclusão e experiência do atleta com fotos oficiais gratuitas

Por Kleber Karpov A 35ª edição da Corrida do Fogo,...

Tremores do Parkinson podem ser reduzidos com tecnologia inovadora

Por Kleber Karpov Uma equipe de pesquisadores da Universidade de...