19.5 C
Brasília
03 fev 2026 22:32

Mais de 3 mil toneladas de entulhos são retirados em Ceilândia, São Sebastião e Gama

Foram 140 trabalhadores mobilizados e mais de 280 viagens de caminhão para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE)

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) finalizou, no último sábado (1º), o mutirão de limpeza em Ceilândia, São Sebastião e Gama para combater os principais pontos críticos de descarte irregular. Ao todo foram retiradas mais de 3 mil toneladas de descarte irregular na três localidade durante três dias de ação, que contou com a parceria das respectivas administrações regionais.

Foram 140 trabalhadores e 67 equipamentos como caminhões e pás mecanizadas que realizam 281 viagens transportando os entulhos e inservíveis do descarte irregular para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

“Toda semana estaremos em três regiões administrativas simultaneamente, portanto é muito importante esse apoio das administrações, pois já atuamos de maneira integrada nos trabalhos de rotina do SLU e agora não poderia ser diferente. Também contamos com o apoio da população para manter esses locais limpos”, disse o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.

Enquanto o SLU atua na limpeza e remoção de entulhos, as equipes de mobilização percorreram as três regiões conversam com os moradores na porta de suas casas orientando como fazer o descarte correto. A administradora do Gama, Joseane Monteiro, reforçou o pedido para a população. “Solicitamos à nossa comunidade que participe efetivamente do mutirão com a conscientização de fazer o descarte de forma regular. Lembrando que temos dois papa-entulhos na região, vários papa-lixos na nossa área rural e na nossa administração recebemos o lixo eletrônico”, disse.

Em São Sebastião, o administrador Roberto Medeiros Santos também falou da ação. “É um trabalho muito importante, principalmente nessa época de chuva onde o lixo pode escoar para bocas de lobo. Além disso, dá um ar de limpeza na cidade, melhora a saúde das pessoas e traz conforto”, disse.

O primeiro mutirão deste ano aconteceu em Santa Maria e Samambaia retirando 1,6 mil toneladas de entulhos descartados irregularmente em áreas públicas dessas respectivas regiões. As próximas localidades contempladas serão Sol Nascente/Pôr do Sol, Arapoanga e Recanto das Emas.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...