18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:47

Maior da América Latina, Parque da Cidade completa 46 anos como o pulmão da capital

Com uma área de 420 hectares, a imensa área verde permeia o imaginário popular do brasiliense e recebe uma média de 790 mil pessoas por mês; espaço oferece atrativos para todas as idades, como quadras esportivas, ciclovias e locais para as famílias

Por Mayara da Paz

Considerado o pulmão do Distrito Federal e o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek completa 46 anos de existência nesta sexta-feira (11). Com uma área de 420 hectares, o espaço recebe, em média, 790 mil pessoas por mês, oferecendo uma série de atrativos para todas as idades, como churrasqueiras, quadras para a prática de modalidades esportivas, parques infantis, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes e um extenso Pavilhão de Exposições.

Espaço emblemático de Brasília, o Parque da Cidade oferece área verde e estrutura para atividades esportivas, lazer e diversos eventos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Comemorar o aniversário do Parque da Cidade é celebrar um dos lugares mais emblemáticos da nossa cidade. Um espaço democrático que abraça a prática de esportes, os eventos e criações culturais, e que é um ponto de encontro que é simplesmente a cara de Brasília”, reforça a vice-governadora Celina Leão.

Recentemente, o parque urbano recebeu uma série de reformas que otimizaram a infraestrutura da área. Em destaque, a instalação de novos postes de iluminação LED no Parque Ana Lídia e a reforma de 16 banheiros masculinos, femininos e para pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade de locomoção.

“O espaço é muito agradável, familiar e prazeroso de frequentar. Acho que o espaço casa muito com a identidade de Brasília”, diz o aposentado João Batista de Carvalho | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Acreditamos que essas melhorias não apenas embelezam o parque, mas também incentivam a convivência comunitária e promovem um estilo de vida mais saudável. Estamos comprometidos em continuar investindo em nossos espaços públicos para que todos possam desfrutar de momentos de lazer e bem-estar. Essas melhorias não somente simbolizam uma celebração pelo 46º aniversário do Parque, mas também o compromisso do GDF em cuidar da população”, pontua o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

O aposentado João Batista de Carvalho, 68, é morador do Distrito Federal há mais de 40 anos e há 12 anos corre no Parque da Cidade ao menos três vezes na semana. Para ele, não é possível imaginar Brasília sem a grande área verde do espaço público do parque.

Em novembro do ano passado, após reformas estruturais, foi reaberto o Castelinho do Parque da Cidade | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“O espaço é muito agradável, familiar e prazeroso de frequentar. Acho que o espaço casa muito com a identidade de Brasília. Se o Parque da Cidade não existir, então a capital perde um pedaço dela. É uma área muito importante para a cultura de Brasília”, diz.

Ao longo dos anos, o parque se estabeleceu como o principal ponto de encontro de brasilienses de todas as idades, contando com lagos artificiais, pistas de corrida, pedalinhos e várias outras comodidades que fazem parte do cotidiano candango.

Recentemente, o parque passou por reformas para ampliar a acessibilidade, aumentar o número de pistas e ciclovias e recuperar as quadras de esportes. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, entre as melhorias já realizadas estão a recuperação de brinquedos, a construção de rampas de acessibilidade nos estacionamentos, a reforma do Castelinho, a recuperação da Ponte dos Cadeados e o reforço na segurança da área.

“O Parque da Cidade recebe pessoas de todas as classes e níveis da sociedade. É um espaço gratuito, muito bem cuidado e com várias benfeitorias. A gente está planejando o parque para os próximos 50 anos para que a gente possa continuar sendo não só um dos maiores do mundo, mas o melhor parque do mundo”, ressalta o administrador do parque, Todi Moreno.

“Eu já corri em vários lugares do país, mas igual a Brasília não tem. É uma área muito bem-estruturada”, afirma a chefe de cozinha Alice Yumi | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Para a chefe de cozinha Aline Yumi, 56, o parque urbano é sinônimo de paz e tranquilidade. Ela utiliza o espaço diariamente para correr e caminhar.

“Eu já corri em vários lugares do país, mas igual a Brasília não tem. É uma área muito bem-estruturada. Tem banheiro e bebedouro a cada quilômetro, área de lazer. É um espaço que eu venho para fazer minhas atividades como se fossem uma meditação”, afirma.

Lazer e entretenimento

O projeto Pôr do Sol no Parque passou a atrair público, neste ano, para apresentações musicais ao ar livre | Foto: Divulgação/SEL-DF

O Parque da Cidade também é referência para os amantes da música, da gastronomia e do empreendedorismo. Nos últimos anos, a área tem sido palco de grandes festivais.

Neste ano, o espaço passou a receber o evento Pôr do Sol no Parque, que se consolidou como um dos mais aguardados no calendário da cidade, promovendo apresentações culturais ao ar livre.

Iniciada em maio, a última edição ocorreu no início de outubro. As atividades devem ser retomadas em 2025, após o período de chuvas, dando continuidade ao sucesso desta temporada, que reuniu famílias, jovens e visitantes de todas as idades em um dos principais cartões-postais de Brasília.

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...