Maio Amarelo completa dez anos com redução histórica de acidentes fatais

No primeiro trimestre de 2023, foram 47 vítimas fatais, o menor número já registrado desde 2014; campanha vai realizar uma série de ações educativas neste mês

Por Thaís Miranda

O Maio Amarelo é a principal campanha, em nível nacional, de prevenção de acidentes fatais no trânsito. O movimento completa uma década neste ano – quando o tema da ação, “No trânsito, escolha a vida!”, foi adotado para reforçar a importância da iniciativa. Desde sua criação, o primeiro trimestre de 2023 foi o período em que houve o menor registro de acidentes fatais no Distrito Federal, com 47 vítimas. Este número é 27% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos.

O tema da campanha Maio Amarelo neste ano é ‘No trânsito, escolha a vida!’ | Foto: Divulgação/DER

A queda histórica no número de vítimas fatais em acidentes é um reflexo das ações estratégicas traçadas pelas equipes do Departamento de Trânsito (Detran) e direcionadas aos três personagens envolvidos no trânsito: o motorista, o pedestre e o ciclista.

“As pesquisas e os dados são o que nos guiam. Por meio dessas estatísticas, a gente analisa os locais em que há focos de acidente para traçar ações educativas à população daquela região”, explicou a diretora de educação de trânsito do Detran, Paula Nunan.

Programação do Maio Amarelo, que visa conscientizar para mais segurança no trânsito, inclui ações educativas a ciclistas, pedestres e motoristas | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

As ações educativas e preventivas ocorrem de maneira contínua em todas as regiões do DF, mas com prioridade naquelas em que há maior registro de acidentes e de maneira mais intensificada durante o mês de maio.

Além disso, em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Detran prevê cerca de 150 atividades durante todo o mês. O objetivo é diminuir ainda mais o número de vítimas fatais no DF.

“Nós vamos intensificar nossas ações neste mês. São iniciativas bastante diversificadas, como o passeio ciclístico em Águas Claras, no aniversário da cidade, campanhas em portas de escolas e nas universidades e blitzes educativas; palestras em locais com grande circulação”, complementou.

O encerramento da programação ocorrerá na sede do Detran, com ações educativas direcionadas aos pedestres, ciclistas e condutores sobre os procedimentos de segurança na via pública.

Confira aqui a programação completa.

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Saidão: Operação reforça segurança durante quinta saída temporária de custodiados

Por Kleber Karpov Uma ampla operação de fiscalização será realizada...

Ceilândia conta com ônibus extras para o Maior São João do Cerrado

Por Kleber Karpov O público que for ao Maior São...

Destaques

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Lactário do Hospital de Base garante alimentação segura e personalizada aos pacientes

Por Kleber Karpov O lactário do Hospital de Base do...