25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:56

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Em ‘Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas’, Eva Leite apresenta a própria vivência para inspirar outras pessoas e discutir temas como acessibilidade sexual

Por Adriana Izel

Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora Eva Leite, 59 anos, lança, no dia 22 de maio, a terceira edição do livro Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas. Revisada e ampliada, a nova versão da obra biográfica traz, além do relato da própria autora que vive há 38 anos com lesão medular, depoimentos de outras pessoas com deficiência. Ao incluir outras vozes, a publicação busca enriquecer e aprofundar o debate sobre os desafios e vivências cotidianas da comunidade PcD.

No dia 22 de maio, a escritora Eva Leite lança a terceira edição do livro ‘Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas’ | Foto: Gláucia Souza

“Tive a intenção de escrever esse livro logo após meu acidente, em 1987. Mas foi um caminho muito longo. Foram 14 anos até escrever as primeiras frases. Fiquei muito feliz que deu certo. Publiquei a primeira edição em 2004, fiz a segunda edição com 1,5 mil exemplares. Hoje tenho apenas dois livros destes exemplares. Então surgiu a ideia de voltar a trabalhar com ele. Dar uma melhorada, alterar algumas coisas, deixar mais atualizado e informativo”, conta.

Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), e com a bagagem de quem já publicou cinco livros, Eva revisitou a obra original com um novo olhar. Além de tornar a narrativa mais fluida, ampliou os temas abordados ao incluir relatos de amigos com diferentes deficiências, como surdez e cegueira.

“Na primeira edição, eu falava muito de mim. Agora já inseri mais depoimentos de pessoas com deficiência falando de sua visão de mundo. Também percebi que a minha forma de escrever mudou. Logicamente com a experiência fui ganhando e agregando mais valor à minha escrita e quis mostrar essa outra forma de me comunicar”, explica a escritora.

A acessibilidade sexual se tornou um dos principais temas de Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas. Eva faz isso contando, por exemplo, a experiência com a maternidade. Ela engravidou após a lesão, em 1993, e teve a filha Isabel. “A questão afetiva é um grande mito. Apesar das coisas estarem melhorando muito, ainda há o velho preconceito. O livro tem a intenção de mudar a cabeça das pessoas e mostrar que é possível para uma pessoa com deficiência ter uma vida normal: trabalhar, namorar, casar e ter filhos. Tudo é possível, e a obra busca esclarecer esses pontos”, comenta.

O lançamento da terceira edição será na Casa de Cultura do Varjão, a partir das 16h30. Antes da sessão de autógrafos, Eva Leite conduzirá uma palestra seguida de um debate aberto ao público sobre os temas abordados no livro.

Lançamento do livro Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas – 3ª edição

Quando: 22 de maio, quinta-feira, às 16h30
Onde: Casa de Cultura do Varjão – Quadra 2, Conjunto B, Lotes 1 e 2
Quanto: Entrada franca
Informações: https://agendaculturalbrasilia.art.br/minhavidatemrodas/

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...