25.5 C
Brasília
20 mar 2026 15:49

Licitação da Caesb para leitura de hidrômetros apresenta várias falhas

O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu a Concorrência nº 03/2016 da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para a contratação de serviços técnicos de leitura de hidrômetros; impressão simultânea de contas de água e comunicados; entrega de faturas e documentos diversos; vistorias e análises de leitura. A abertura da licitação, estimada em R$ 21.373.902,50, estava prevista para o dia 08 de março de 2016.

Entre os erros apontados no certame, estão a exigência de documentação e de requisitos de habilitação técnica em desconformidade com a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações). Um exemplo é a cobrança de comprovação, por parte da empresa concorrente, de uma execução mínima de 75.000 ligações de serviços de leitura com emissão simultânea de contas para comprovação da habilitação técnico-operacional. Essa quantidade está acima do limite de 50% que pode ser determinado nesta fase da licitação.

Além disso, as análises de amostras deveriam ser exigidas somente da licitante declarada vencedora, ou seja, após a avaliação das propostas de preço. O edital também apresenta divergências em itens que tratam do mesmo assunto. Todas essas falhas apontadas pelo corpo técnico do TCDF podem restringir a competitividade, direcionar a licitação e causar prejuízo aos cofres públicos.

Na análise, os auditores do TCDF também ressaltaram que, em boa parte do país, a leitura dos hidrômetros é desempenhada por servidores dos próprios sistemas de abastecimento de água brasileiros e que é difícil encontrar licitações para a contratação desse tipo de serviço.

O Tribunal concedeu um prazo de 10 dias para que a Caesb promova as correções no edital e encaminhe a documentação comprovando a revisão. A Companhia também terá que esclarecer como vai assegurar o pagamento dos serviços contratados já que, em pesquisa ao Sistema Integrado de Gestão Governamental do DF (Siggo), não foi identificada a fonte de recurso orçamentária informada no certame.

Processo 2464/2016

Fonte: TCDF

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...

Destaques

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Flávio Dino dá 5 dias para senador Carlos Viana explicar repasse de emendas à Lagoinha

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...