19.5 C
Brasília
05 dez 2025 22:10

Levantamento Paraná Pesquisa ratifica projeto de Celina Leão no comando do DF

Inelegível até 2032, em um dos cenários avaliados Arruda ficou em segunda posição com 18,3% contra 22% de Celina Leão. Em um segundo, Leoa com 30% das intenções de votos supera em mais de 50% Leandro Grass com 13,2%, tecnicamente empatado com Izalci Lucas com 13,4%

Por Kleber Karpov

Pesquisa divulgada na quinta-feira (4/Jul), aponta a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista) na liderança na sucessão, natural e anunciada, do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Levantamento da Paraná Pesquisa aponta dois cenários de disputas eleitorais para o Distrito Federal e em ambos a Leoa seria eleita governadora do Distrito Federal.

A pesquisa, no momento, ratifica o projeto e intenção de Rocha de emplacar Celina Leão à sucessão ao GDF. Pelo projeto, o atual chefe do Buriti apontou que pretende de desincompatibilizar do cargo, para concorrer ao Senado Federal nas eleições de 2026.

Primeiro cenário

Celina Leão conta com 22% das intenções de votos, em eventual disputa, na segunda posição, com o ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL) com 18,3%, seguida da senadora Damares Alves (Republicanos) com 14,9% e presidente  do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (Rede) com 13,2%. A amostra atenção para 14% das intenções de votos que apontaram pela opção Nenhum, branco ou nulo.

Pesquisa estimulada ao Governo do DF – Fonte: Paraná Pesquisa

O cenário em questão embora a pesquisa estimulada tenha apresentado aos entrevistados Arruda na relação dos candidatos, o político foi considerado inelegível, até 2026, em uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF); e até 2032, em outra ação por parte do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

Segundo cenário

Celina Leão seria eleita com 30% dos votos, com Leandro Grass na segunda posição com 14,8% seguido de Izalci Lucas com 13,4%. No caso em questão, 20,1% não votariam, ou votariam branco ou nulo.

Pesquisa estimulada ao Governo do DF – Fonte: Paraná Pesquisa

Aprovação de governo

A pesquisa traz também a avaliação da gestão do governo de Rocha, consequentemente da vice-governadora, Celina Leão, com 41,2% de avaliação entre ótima (10,4%) e boa (30,8%); Regular com 30,6%; e outros 27,2% avaliaram entre ruim (9%) e péssima (18,2%). Pessoas que não souberam ou não opinaram configuram 1% da pesquisa.

Por outro lado, a gestão de Rocha conta com uma aprovação por parte de 58,2% das pessoas consultadas e desaprovação de 37,3%. Um total de 4,6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Pesquisa estimulada de avaliação do governo – Fonte: Paraná Pesquisa

Amostragem

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com um total de 1.360 pessoas residentes no Distrito Federal, a partir dos 16 anos. O índice de confiança é de 95% com margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Destaques

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...