25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:29

Justiça e Educação iniciam Semana de Prevenção às Drogas

O objetivo é mobilizar adolescentes e chamar atenção para os fatores de risco ao consumir substâncias ilícitas, álcool e tabaco

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com a Secretaria de Educação (SEE-DF) iniciam a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, no Distrito Federal. O objetivo é mobilizar os adolescentes e chamar atenção aos fatores de risco do consumo de álcool, tabaco e substâncias ilícitas. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a campanha será virtual pelas redes sociais das duas pastas, além da Escola Sejus com vídeos educacionais.

“Com as escolas fechadas por causa do coronavírus, vamos usar a tecnologia para estimular o diálogo dentro de casa sobre a prevenção do consumo de drogas. E a Escola Sejus será a nossa principal ferramenta nesse trabalho de informação, orientação e conscientização”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

De acordo com a Secretaria, os vídeos já estão disponíveis no site da Escola Sejus, e ressaltam a importância de dialogar com amigos e familiares sobre suas tristezas, ansiedades e angústias; cuidados em relação à saúde mental; busca por apoio de especialistas; prática de comunicação não violenta; e dicas de como acolher os que mais precisam de ajuda emocional.

Já no primeiro dia da ação, será exibida, às 14 horas, na Escola Sejus On-line e no canal da Secretaria de Educação no Youtube, o EducaDF, a videoaula com o tema principal da semana, “Diálogos com a Família”, com a professora, Paula Ribeiro. A docente é diretora de Prevenção da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Sejus/DF).

O secretário de Educação, Leandro Cruz, convida as famílias a participarem dessa importante ação junto aos gestores, professores e todos os colaboradores da Educação. “Vamos manter o nosso diálogo sobre a prevenção ao uso de drogas, um tema tão importante para a saúde e a educação da nossa juventude”, afirma.

Com as escolas fechadas por causa do coronavírus, vamos usar a tecnologia para estimular o diálogo dentro de casa sobre a prevenção do consumo de drogas

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Cenário

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a incidência do consumo de álcool por adolescentes entre 13 e 15 anos aumentou em todo o País, passando de 50,3%, em 2012, para 55,5%, em 2015. Já a taxa dos que usaram drogas ilícitas saltou de 7,3% para 9% no mesmo período.

Para diminuir essa estatística, a Sejus já desenvolve ações de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED) e pelo Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (Conen/DF) que atua em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública, Esporte, Desenvolvimento Social, dentre outros.

Vamos manter o nosso diálogo sobre a prevenção ao uso de drogas, um tema tão importante para a saúde e a educação da nossa juventude

Leandro Cruz, secretário de Educação

Outra frente de atuação é o acolhimento voluntário de dependentes químicos que buscam tratamento. Para isso, a pasta estabeleceu uma parceria com 12 Comunidades Terapêuticas, e também concedeu 14 registros para associações e que facilitam a criação de projetos voltados para a reinserção social de usuários de drogas.

Além dessas ações, por meio do Conen, a Sejus busca a realização de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a fim de proporcionar atendimento em Comunidades Terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e nos Centros de assistência social.

Serviço:
Semana de Prevenção às Drogas – campanha virtual
Data: 14 a 18 de Setembro
Público: Crianças, adolescentes e seus familiares
Local: Redes sociais da Secretaria e na página da Escola Sejus

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...